5 pratos indianos que você precisa conhecer – e provar pelo menos uma vez na vida

A Índia possui mais 1.3 bilhão de habitantes e num país com tanta gente, o que há de melhor é justamente sua pluralidade cultural derivada da influência de colonizadores de diversos cantos do mundo. Conhecida pelas cobiçadas especiarias que atraíram tantas expedições a seu território, não é de se estranhar que a gastronomia indiana seja uma das mais apreciadas do mundo.

Fizemos uma lista de cinco pratos indianos que você precisa experimentar o quanto antes. Detalhe: para comer como um autêntico indiano, sempre use a mão direita!

Confira!

1. Vada Pav

vada_pav

O sanduíche vegetariano que possui ‘hambúrguer’ de batata em um pãozinho (o pav) é uma típica comida de rua muito popular em Mumbai. Para preparar, primeiro é preciso fazer um tipo de purê de batatas e temperar com pimentões, alho, assa-fétida, açafrão, sementes de mostarda e alho. A massa é então revestida em farinha e frita para ser colocada no pão. O lanche geralmente é servido acompanhado de chutney, uma espécie de molho feito com frutas, açúcar, vinagre e especiarias.

2. Palak Paneer

palak-paneer-recipe23

É sem dúvida uma das mais saborosas e solicitados pratos vegetarianos de comida indiana. Seu nome vem da combinação de Palak (espinafre) e paneer (um queijo parecido com o nosso queijo minas). O molho curry é feito à base de espinafre e molho de tomate. Arroz cozido é o complemento ideal, embora algumas pessoas prefiram comer com pão. Este prato é típico da região do Punjab.

3. Frango na manteiga

butter-chicken-3

Este é um dos pratos mais populares no país e consiste em um frango marinado em iogurte e uma mistura de especiarias cozidas com um molho feito com manteiga, pasta de tomate e outros ingredientes. Ele é frequentemente servido com lentilhas pretas, salada verde e um pão chamado naan. É considerado um dos pratos mais saborosos da região de Punjab, localizada no norte da Índia.

4. Curry de peixe

special-surmai-curry-4-1

O curry de peixe pode ser comparado à nossa famosa moqueca. É um prato típico em todo país, mas cada região possui uma maneira diferente de preparo que pode incluir ingredientes distintos. O curry de peixe da Costa de Malabar, leva óleo de coco e, às vezes, leite. Sua cor avermelhada vem da pimenta em pó, por isso, é bem picante.

5. Vindaloo

tofu-vindaloo

O vindaloo é um curry tradicional da ex-colônia portuguesa de Goa. O nome vem do prato português “carne de vinha-d’alhos”. Tradicionalmente é feito com carne de porco, embora muitos restaurantes de outras cidades utilizem outras carnes. Apesar das suas origens na Europa, o prato indiano geralmente é bem picante. Seu preparo possui cardamomo, pimenta, canela, gengibre, alho, pó de mostarda e vinagre.

Todas as fotos: Reprodução

10 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s