A Índia fez a maior limpeza de lixo de sempre em uma praia graças a um homem que cansou da sujeira na natureza

Manter as cidades limpas costuma ser uma responsabilidade associada aos governos, mas a verdade é que todos nós temos um pouco de culpa sobre o lixo que repousa em nossa cidade, seja não tomando cuidado com o descarte ou simplesmente não fazendo nada para mudar essa situação. Mas o advogado Afriz Shah, natural da Índia, decidiu fazer a sua parte nessa história e gerou uma das maiores limpezas de lixo da história na praia de Versova, em Mumbai.

Aos 33 anos, Afriz havia cansado de ver a praia suja e resolveu tomar uma atitude. Com a ajuda do vizinho Harbanash Mathur, de 84 anos, ele começou a limpar a região. Não demorou para que a iniciativa dos dois se espalhasse através das redes sociais e eles decidiram criar um grupo de voluntários para ajudar na causa. Assim nascia o Versova Residents Volunteer, que já reúne cerca de 200 pessoas.

india1

Foto © United Nations Environment Programme

Junto, o grupo já foi responsável por retirar mais de 1,8 milhões de quilos de lixo de uma área de 2,5 km de extensão, durante mais de 10 meses de trabalho aos finais de semana. O material foi levado por eles a um lixão próximo, evitando a contaminação da praia.

india2

india5

india4

india3

Fotos © Michael Booth/UNEP

india6

Foto © Lewis Pugh/Reprodução Twitter