Cidade com 7 mil anos acaba de ser descoberta no Egito

No Egito, a história se sobrepõe literalmente em camadas, uma sobre a outra. Poucos dias atrás, durante uma expedição próxima ao Templo do Rei Seti, à beira do Rio Nilo, arqueólogos do Ministério das Antiguidades descobriram em escavação mais um rico e impressionante tesouro arqueológico: sob a terra, intocados e desconhecidos, havia uma cidade, uma zona portuária e um cemitério de mais de 7 mil anos.

egito6

Templo do Rei Seti

Pelo tamanho e a complexidade das construções descobertas – e pela imponência e grandeza dos túmulos, maiores do que algumas sepulturas de reis em Abidos, cidade próxima da escavação – acredita-se que a cidade descoberta tenha tido grande importância durante a primeira dinastia, servindo de provável moradia para autoridades de alto escalão.

Ferramentas de ferro, cerâmicas e cabanas também foram desenterradas, junto de 800 papiros, datados do reinado de Quéops – segundo especialistas, estes podem ser os mais antigos documentos egípcios já encontrados.

Uma das sepulturas descobertas

egito5

Além de poder vir a iluminar a história da região de Abidos – uma das cidades mais antigas do Egito que, segundo especialistas, chegou a ser capital do país durante as quatro primeiras dinastias – a descoberta pode significar uma forte estímulo ao turismo no país, que sofre abalos em sua renda por conta das crises políticas e casos de terrorismo na região.

egito1

egito4

© fotos: divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s