Caminhada no domingo faz apelo para João Dória manter graffitis da Av. 23 de Maio

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

É isso mesmo o que você leu no título da matéria. Mil e uma coisas importantes para resolver e se preocupar numa metrópole como São Paulo e o novo prefeito João Dória está mais interessado em posar com garis e atropelar a arte urbana da cidade, com prazer, segundo palavras do próprio. Para defender o trabalho dos artistas e as cores dessa cidade que era tão cinza, as pessoas estão se mobilizando e farão uma caminhada no domingo (22) em defesa dos graffitis da Av. 23 de Maio.

A via, que é uma das mais importantes da capital, ganhou cores ao longo de seus 10 km de extensão entre 2014 e 2015, com apoio da antiga administração da Prefeitura. Por lá estão em torno de 70 enormes murais de nomes importantes da arte de rua, além do pixo e das tags, outra forma de se expressar que torna São Paulo tão São Paulo.

Em 2002, osgemeos junto a Nina Pandolfo, Hebert Baglione e Vitché pintaram, durante um mês, 680 metros da avenida na altura do acesso da ao elevado Costa e Silva, na Bela Vista. Com o projeto Cidade Limpa de 2008, foi apagado. Em dezembro daquele mesmo ano, estava lá um novo mural feito por eles e outros convidados, que permanece no local até hoje e não atrapalha ninguém.

mural-osgemeos-23

Eis que o ano virou e o novo prefeito lançou o projeto “Cidade Linda”, nome incoerente com o que tem sido feito. Me explica como tudo vai ficar lindo com aquela cor horrorosa que estão pintando os muros, com a exclusão de um trabalho artístico. Um evento no Facebook foi criado para divulgar as informações da caminhada. A saída será às 15h, do Shopping Light, região central da cidade rumo à 23 de Maio.

Sinceramente, eu não posso ficar lamentando o resultado das urnas. Eu tenho que torcer para que o resultado dê certo, porque eu amo o lugar onde nasci e moro. Mas Dória, começamos mal a nossa relação, meu caro. A arte é um dos maiores legados dessa cidade, fez com que aqui fosse referência mundial em graffiti, trouxe pessoas, trouxe inspiração, trouxe novos artistas, trouxe vida para as ruas e menos tédio para os que ficam engarrafados no trânsito infernal diário – este sim, um problema.

Todas as fotos © Brunella Nunes

Anúncios

2 comentários

  1. Pingback: POESIA ESCRITA COM CORES, por L. Coe – POESIA ESPINHA DE PEIXE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s