Fotógrafo cria série emocionante retratando pessoas com Alzheimer

A imagem pode conter: 2 pessoas, óculos e close-up

O Mal de Alzheimer pode ser uma doença tão devastadora da personalidade da pessoa a quem por tantos anos amamos, que muitas vezes é possível esquecer quem aquela pessoa de fato foi – e ainda é. A humanidade, a personalidade, a sentimentalidade que formam a dignidade da pessoa que sofre de Alzheimer – que a mantém conectada sempre, seja como for, com quem ela sempre foi – são o alvo das lentes do fotógrafo holandês Alex Ten Napel em seu ensaio precisamente batizado de “Alzheimer”.

alzheimer10

Trata-se de uma série de retratos de pacientes do mal, realizados em asilo em Amsterdã. Homens e mulheres que, simplesmente retratados em suas feições mais comuns, parecem capazes de acender emoções profundas no espectador, diante da noção da doença de que sofrem.

alzheimer9

São fotos sensíveis e profundamente naturais, que nos colocam ao mesmo tempo diante da dor lenta dos sintomas que a doença provoca, e nos fazem, ao mesmo tempo, não esquecer que, antes de pacientes, são pessoas diante de nós, com a maravilha de suas personalidades estampada em seus rostos.

alzheimer8

alzheimer7

alzheimer6

alzheimer2

alzheimer5

alzheimer4

alzheimer3

alzheimer1

© fotos: Alex Ten Napel

Deixe um comentário