Este homem negro americano já converteu mais de 200 membros da KKK usando uma arma poderosa: a amizade

A imagem pode conter: 2 pessoas, chapéu

Muitas vezes é para seu maior inimigo que se deve oferecer sua melhor virtude. É isso, ao menos, o que nos ensina o americano Daryl Davis que, sendo negro, vem combatendo a organização racista Ku Klux Klan com uma “arma” curiosa, um tanto singela e espantosamente eficaz: a amizade.

Davis, um músico de 58 anos, vem desde a década de 1980 “desconvertendo” membros do Klan através de sua simpatia, paciência e conversa.

kkk6

Enfrentar uma das mais violentas e reconhecidas organizações racistas do mundo (mesmo que hoje reduzida à sombra da sombra do que já foi um dia) exige, porém, que se some uma boa dose de coragem à simpatia de Davis. Para conseguir que mais de 200 antigos membros da KKK abandonassem a criminosa organização, Davis frequenta as reuniões do Klan e, se por um lado já conquistou o respeito de alguns dos líderes do gupo, por outro já se colocou em situações ameaçadoras e até de enfrentamento físico, mas ele garante que venceu em ambos os casos.

kkk4

Além de coragem, uma grande porção de inteligência e conhecimento se fazem necessárias, e Davis garante que sabe mais sobre a KKK do que a maioria de seus membros – e, assim, está sempre pronto para o debate.

Sua história de combate através da amizade e do diálogo é contada no livro Klan-destine Relationships: A Black Man’s Odissey in the Ku Klux Klan (Relações Klan-destinas: a odisseia de um homem negro na Ku Klux Klan, não editado no Brasil).

 kkk1

Sua tática é bastante criticada por ambos os lados dessa disputa, mas Davis garante que tais críticas surgem do desconhecimento sobre seu trabalho e seus resultados. Davis redimensiona a ideia de colocar em risco a própria pele, mostrando que afeto, conversa, realidade e coragem podem ser armas eficientes no combate à ignorância que fomenta o ódio.

kkk2

© fotos: divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s