Estes são os menores monumentos do mundo

https://scontent.fgig1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/15966297_1839882602954826_6127205082285615152_n.jpg?oh=7ad7f997dfe2a09834e4357b2a8b6056&oe=58E426FA

A cidade russa de Tomsk abriga o menor monumento público do mundo: um pequeno sapo de bronze sentado sobre uma rocha lisa. A escultura tem apenas 44 milímetros de altura. A atração curiosa, intitulada “o monumento ao sapo viajante”, foi instalada em 2013 perto da entrada dianteira de um hotel. O criador, Oleg Kislitsky, queria criar um monumento dedicado aos viajantes e decidiu que um sapo viajante seria uma representação apropriada à sua ideia.

01

02

Antes que a escultura do sapo fosse confeccionada, o título de menor monumento no mundo pertenceu a uma outra cidade russa, São Petersburgo. É uma estátua de bronze de 11 centímetros de altura de um pássaro, conhecida pelos habitantes locais como ‘Chizhik-Pyzhik’ por conta de uma canção folclórica russa. Rodeado por grandes estátuas, o pássaro minúsculo frequentemente passa despercebido pelos turistas.

03

04

Uma tradição local sugere que qualquer pessoa que atire uma moeda no pássaro sem que a mesma caia na água atrairá boa sorte. Ironicamente, a própria estátua não possui tanta sorte assim e foi roubada ao menos três vezes.

05

Fora da Rússia, talvez a menor estátua seja a ‘Järnpojke’ – ou ‘o menino de ferro’ – de 15 centímetros de altura que está localizada no quintal de uma igreja finlandesa em Estocolmo, na Suécia.

A escultura de um menino que envolve seus braços ao redor de seus joelhos foi criada pelo artista sueco Liss Eriksson em 1967 e é foi batizada de “garotinho que olha para a lua”, mas as pessoas simplesmente a chamam de Järnpojke. O garoto de ferro recebe todos os tipos de presentes espirituosos ao longo do ano. Às vezes ele é visto usando um boné ou um cachecol. Os visitantes também deixam moedas, frutas e sushi no banco de pedra em que está sentado.

06

07

08

Outro minúsculo monumento, o menor em Londres, é o de dois ratos brigando por um pedaço de queijo. Ele está localizado em um edifício na esquina da Philpot Lane em Eastcheap.

09

010

A pequena estátua vem da época da construção do prédio em 1862. A história conta que dois trabalhadores da construção civil tiveram uma discussão e acusaram um ao outro de roubar seu almoço, o que levou a uma briga no topo do andaime e uma trágica queda que resultou em morte. Mais tarde, descobriram que ratos foram os culpados pelo desaparecimento da comida. Acredita-se que o restantes dos operários deixaram esta escultura diminuta no edifício em homenagem aos colegas mortos.

* Imagens: Reprodução

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s