Conheça o vilarejo real que inspirou Tolkien na criação de Valfenda

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza

John Ronald Reuel Tolkien, ou simplesmente J. R. R. Tolkien, é a mente brilhante por trás de obras como “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e “O Silmarillion”. Se você já deixou sua imaginação pairar pelo universo criado pelo escritor, provavelmente sabe sobre Valfenda (Rivendell, em inglês), a fictícia cidade citada em várias de suas obras que está situada no continente da Terra Média.

Descrita como um lugar paradisíaco em meio a florestas, montanhas e cachoeiras, a cidadela foi inspirada em um lugar real. Em 1911, quando tinha 19 anos, Tolkien viajou para um vilarejo que possui menos de três mil habitantes, localizado no vale de Lauterbrunnen, na Suíça.

O local ficou tão marcado em sua mente que em 1967, 56 anos após aquela viagem, ele enviou uma carta ao filho Michael comentando a respeito:

A viagem do hobbit (de Bilbo) de Valfenda ao outro lado das Montanhas Nevoentas, incluindo a descida pela encosta nevada e de pedras escorregadias até o bosque de pinheiros, é baseada em minhas aventuras em 1911”, escreveu.

Tolkien chegou a fazer uma ilustração da fictícia Valfenda e fica bastante nítida a semelhança com o vilarejo suíço. Confira abaixo:

tolkien-7

tolkien-1

tolkien-2

tolkien-3

tolkien-4

tolkien-5

tolkien-6

* Todas as fotos: Reprodução

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s