O lavrador que largou a roça para virar médico 19 anos depois em MG

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza

José Reinaldo Lopez abandonou a escola quando tinha 16 anos. Trabalhou em lavouras de café, com criação de gado e porcos. Sete anos depois de largar os estudos, ele viu sua irmã ficar doente e passou a acompanha-la nos hospitais. Foi aí que sua paixão pela medicina despertou e, quase duas décadas depois, José realizou o sonho de se tornar médico.

medico2

Com a saúde da irmã restabelecida, o lavrador voltou à rotina na roça. Analfabeto funcional, o desejo de se formar parecia inalcançável. Numa manhã muito fria, em que ele não conseguiu sair para trabalhar, ele decidiu que precisaria ir atrás do objetivo. Concluiu o ensino médio no supletivo em dois anos e partiu para um curso de auxiliar de enfermeiro em Alfenas, Minas Gerais.

Um ano depois, em 2003 se formou e começou a trabalhar na área, fazendo jornada dupla em dois hospitais por três anos. Decidiu que seria hora de prestar vestibular para medicina, mas o resultado foi decepcionante: achando que seria difícil demais para alguém sem uma base educacional sólida, acabou optando por uma faculdade de enfermagem.

medico6

Graduação terminada, José Reinaldo pediu demissão e partiu para Belo Horizonte, decidido a atingir o grande objetivo. Passou um semestre estudando para a prova da Universidade Federal de Minas Gerais, mas não passou. Sem dinheiro, voltou para a cidade da família, Monte Belo, para trabalhar como enfermeiro de dia e estudar à noite.

Na internet, descobriu a UNAERP, de Ribeirão Preto (SP). Em 2011, mais de 10 anos depois de retomar os estudos, ele passou no vestibular. A faculdade era particular, e ele não poderia arcar nem com a matrícula, quanto mais com as mensalidades. Mesmo assim, se mudou com a cara e a coragem.

Screen Shot 01-13-17 at 07.48 PM

Escreveu cartas com pedidos de ajuda a médicos, parentes, conhecidos. Levantou dinheiro suficiente para alguns meses, mas não poderia se formar assim. Então, escreveu uma carta para a reitoria da universidade contando sua história e pedindo bolsa. Conseguiu, e o melhor: integral.

medico7

6 anos de dedicação depois, José Reinaldo Lopes da Silva agora é médico, com diploma e muito orgulho. Foram 19 anos dedicados ao sonho, e agora é hora de retribuir quem o auxiliou: trabalhando em um hospital de Varginha (MG), ele se esforça para ajudar os trabalhadores da terra e fazer sua parte por uma sociedade melhor.

Screen Shot 01-13-17 at 07.48 PM 001

Todas as fotos © Tarcísio Silva/EPTV

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s