Roteiros espertos para desbravar as belezas do Rio de Janeiro de bike

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando de bicicleta, bicicleta, montanha, atividades ao ar livre e natureza

Ainda falta um bocado para o Rio de Janeiro se transformar em uma cidade realmente adaptada e respeitosa com seus ciclistas – e assim cumprir seu potencial como cenário perfeito para se pedalar. Ainda assim, a geografia, as belezas naturais e a abundância de caminhos, restaurantes e outros pontos culturais faz das terras cariocas um excelente lugar para se passear de bicicleta.

© Sonia Martin

© Sonia Martin

Nos últimos anos a ciclovia cresceu, a cidade passou a oferecer sistema de compartilhamento de bicicletas e, aos poucos, os motoristas começam a reconhecer e respeitar os ciclistas. Ainda é fundamental, no entanto, utilizar as ciclovias, os equipamentos de segurança, e não desafiar os automóveis. Tomadas essas providências, torna-se possível usufruir do que o Rio tem de melhor: a natureza, a cultura, os pontos turísticos e sua beleza – e ainda fugir do trânsito e cuidar da saúde.

Cada um pode inventar seu próprio roteiro para desbravar a cidade sobre duas rodas, e nós aqui recomendamos alguns caminhos e atrações possíveis para se conquistar de bicicleta, até chegar a um lugar legal para curtir a natureza, comer ou se divertir no Rio de Janeiro.

Paineiras

EDIT_Paineiras

A estrada das Paineiras, localizada no Parque da Tijuca, é um dos locais mais bonitos e abundantes em natureza para se pedalar no Rio. Com cerca de 5 km de extensão, o trajeto não é para preguiçosos ou principiantes, cheio de subidas e descidas. A recompensa, no entanto, são as cachoeiras no caminho e, no alto, o restaurante Mirante Paineiras, que acaba de ser aberto, com uma espetacular vista do Rio, no meio da floresta da Tijuca.

Restaurante Mirante Paineiras Restaurante Mirante Paineiras

Lagoa Rodrigo de Freitas

EDIT_Lagoa1

Uma das pistas mais procuradas para se pedalar na cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas fica localizada no coração da Zona Sul do Rio. Com mais de 7 km de extensão ao redor da Lagoa entre montanhas, essa ciclovia oferece dezenas de quiosques com especialidades variadas para se comer e beber, barraquinhas de água de coco, um complexo de cinemas, além de servir como um belo caminho para se chegar de bike à praia ou parque do Jardim Botânico.

EDIT_Lagoa2

Praias

© Ricardo Junior

© Ricardo Junior

Poucos programas podem ser tão cariocas quanto passear de bicicleta pelas praias da Zona Sul. Seja durante a semana, nas ciclovias que se estendem por toda a orla, seja no domingo, quando uma pista das avenidas à beira mar é fechada para carros, e os ciclistas e pedestres tomam conta do asfalto. As atrações pelos bairros de Copacabana, Ipanema ou Leblon são diversas, mas ir a uma das várias casas de sucos no Leblon ou terminar o passeio almoçando no tradicional Baixo Gávea são exemplos de chaves de ouro tipicamente cariocas.

© Ricardo Junior

© Ricardo Junior

Zona Portuária

EDIT_Porto

A zona portuária do Rio de Janeiro sofreu intenso processo de revitalização, e ganhou uma extensa ciclovia. Além de oferecer a vista para o mar, o caminho permite visitar o MAR, Museu de Arte do Rio, o Museu do Amanhã e ainda o recém inaugurado AquaRio, o maior aquário da América do Sul. Se tiver pique, às segundas feiras, na Pedra do Sal, também na região portuária, uma das mais tradicionais rodas de samba da cidade acontece no Largo João da Baiana, um dos pontos fundadores para o samba e o carnaval carioca.

O Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã

© fotos: Reprodução

Anúncios

7 comentários

  1. Pingback: Roteiros Ciclisticos para o pessoal das terras de “Vera Cruz – pedalo pela cidade

  2. Eu aaaamo pedalar no rio, na orla do recreio, nao vejo perigos rs
    sonho em pedalar na lagoa, o cenario é lindo mesmo. E o itau tem feito um programa muito legal com as bikes lá, nunca peguei, mas sempre vejo o povo usando uma delas, o preço é suuuuuuper simbolico (coisa de 2 reais, 5 o dia todo acho) e pratica.
    Beijos floooooor

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s