Como estes dois cãezinhos irão usar suas capacidades para salvar vidas humanas

 

Doença tem cheiro? Para nós, humanos, não, mas para os cachorros, sim. Com mais de 40 vezes o número de receptores olfativos dos humanos, os cães conseguem farejar e perceber odores com muita mais eficiência. Por isso, uma dupla de cãezinhos será treinada pela University of California Davis para detectar estágios iniciais de câncer em pacientes.

O projeto é composto por diversos profissionais, como médicos, veterinários e treinadores e o objetivo é ensinar Alfie e Charlie, um “labroodle” e um pastor alemão, ambos com 4 meses de idade, a sentir o cheiro da doença na urina, saliva e até mesmo no hálito humano. “Se você fizer uma analogia com a visão, o que você consegue ver em um terço de milha, um cão poderia enxergar em até 3 mil milhas de distância e enxergar bem“, afirma o especialista em olfato James Walker.

A dupla de cães vai passar 12 meses em treinamento intenso, durante o qual vai aprender não só a farejar corretamente o câncer mas a se socializar – afinal, os dogs vão trabalhar o tempo todo com humanos. A estimativa é que já em 2016 eles consigam participar de testes na universidade a fim de identificar o câncer em estágios iniciais, tornando a detecção da doença mais simples, barata e não invasiva.

farejar-cancer00

farejar-cancer3

farejar-cancer4

SACRAMENTO, Calif., August 17, 2015 Press conference at UC Davis Comprehensive Cancer Center introduces two dogs, Alfie and Charlie, that are being trained to help screen patients for cancer, August 17, 2015. Photo by Robert Durell

farejar-cancer22

farejar-cancer33

Todas as fotos © UC Davis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s