Série de fotos intimistas mostra como era a vida de casais homossexuais nos EUA antes da legalização do casamento

 

Durante os anos 80, era comum associar a ocorrência de AIDS à promiscuidade e, principalmente, à homossexualidade. Como uma resposta a esse pensamento, a fotógrafa americana Sage Sohier passou a fotografar casais homossexuais em momentos íntimos, em 1986.

Ela conta que a série foi inspirada em grande parte também por sua curiosidade a respeito das diferentes orientações sexuais, já que, no final dos anos 70, havia descoberto que seu pai era gay.  As imagens retratadas por ela, todas em preto e branco, mostram casais de diversas idades e estilos de vida em momentos íntimos.

O ensaio deu origem ao livro At Home with Themselves: Same-sex Couples in 1980s America (“Em casa consigo mesmos: casais do mesmo sexo na América dos anos 80″, em tradução livre), lançado em 2014. O projeto começou de maneira tímida na cidade de Provincetown, mas Sage conta que as coisas foram mais rápidas do que esperava: “Acabei fotografando seis casais naquela primeira semana. Depois disso, fotografei amigos e amigos de amigos, eu também coloquei anúncios em jornais gays de Boston e outras cidades do país… Houve muita resposta positiva à ideia“.

Abaixo você confere algumas das fotografias da série:

gay1

gay2

gay3

gay4

gay5

gay6

gay7

gay8

gay9

Todas as fotos © Sage Sohier

Anúncios

6 comentários

  1. Se formos pesquisar a homossexualidade registrada em fotografias, iremos encontrar grandes nomes dessa arte que fotografaram o gênero sexual em décadas passadas com temas que, para a época, causaram muitos constrangimentos. Cito aqui, nomes como Robert Mapplethorpe, Geoge Dureau, F. Holland Day, Geoge Platt e muitos outros.. Muito interessante o post.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s