Saiba onde curtir uma boa caminhada com direito a cachoeira em São Paulo

A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre, água e natureza

Pode acreditar: a Grande São Paulo conta com algumas belas cachoeiras para você curtir sem precisar enfrentar muitos quilômetros de estrada. E, para quem tem disposição, as águas podem ser um delicioso refresco após caminhar por belas trilhas.

Prepare o tênis, a roupa de banho e venha com a gente!

Cachoeira do Jamil

Foto: Patrícia Ribeiro

Foto: Patrícia Ribeiro

Localizada perto de Parelheiros, extremo sul da capital, a Cachoeira do Jamil é formada pelos rios Monos e Capivari. A corredeira acaba em uma queda pequena, mas capaz de banhar o espírito. Além disso, a enorme lagoa forma uma espécie de praia de água doce, cercada pela Mata Atlântica.

A cachoeira fica dentro da propriedade de Jamil Saade, que cobra 20 reais por visitante para fazer a conservação do local. Indo de carro, é preciso pegar a Estrada da Colônia e pedir informação para descobrir o melhor caminho. De ônibus, do ponto final da linha 6L05-10 Barragem, são 8 km de caminhada.

Cachoeira da Fumaça

cachoeira da fumaça

Foto: Reprodução

Paranapiacaba é um distrito de Santo André famoso por suas trilhas e cachoeiras. A da Fumaça é uma das mais conhecidas, graças à enorme queda principal, de 70 metros, mas há outras menores no curso das águas. O acesso é feito através de uma trilha de 3,5 km, e é aconselhável contratar um guia, já que o caminho é pela mata e cheio de ramificações.

Cachoeira do Marsilac

Foto: Desviantes

Marsilac, no extremo sul da capital, conta com um parque de ecoaventura com trilhas, corredeiras e atividades como rapel e tirolesa. Isso sem falar, é claro, na cachoeira. Está localizado na Estrada do Capivari, dentro de um terreno da Sabesp, e é possível nadar ao longo do rio, além de curtir a queda d’água formada pelas pedras. De fácil acesso, costuma ficar bem cheia em finais de semana e feriados.

Cachoeira do Engordador

engordador

Foto: Reprodução

Dentro do Parque Estadual Cantareira, na zona norte da capital, fica a Cachoeira do Engordador, acessada por uma trilha de três quilômetros, que passa também por duas outras quedas, a Cachoeira do Tombo e a Cachoeira do Véu. As quedas são pequenas, mas ótimas para aliviar o calor durante a trilha.

Cachoeira do Sagui

cachoeira do sagui

Essa cachoeira fica dentro da Fazenda Maravilha, uma propriedade privada em Embura do Alto, na região de Parelheiros. Localizada em uma região de mata preservada, durante a trilha é possível avistar antas, jaguatiricas e outros animais da fauna da mata atlântica. No caminho ficam também as cachoeiras do Oásis e do Fornão.

Foto: Reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s