O maior acervo online sobre a história da Ditadura no Brasil

A imagem pode conter: 1 pessoa, sapatos, campo de beisebol e atividades ao ar livre

Quando se tem um passado tão sombrio quanto foi a ditadura militar no Brasil, o país passa a viver um dilema: é preciso seguir em frente e, no entanto, jamais esquecer de tais horrores, para que eles possam permanecer assim (e cada vez mais) como somente lembranças. Foi em memórias dos mortos e em tributo aos torturados (e para que justamente nunca esqueçamos os crimes cometidos pelo estado no período) que criou-se a plataforma Memórias da Ditadura, o maior acervo online sobre a história da ditadura no Brasil.

MDitadura3

Para além da enorme função didática e como fonte de pesquisa que possui – oferecendo memoriais aos mortos e desaparecidos, informações diversas sobre o contexto internacional durante os anos de chumbo, e ainda detalhada pesquisa a respeito da repressão, prisões, anistia e abertura – a plataforma se aprofunda em aspectos específicos e importantes dentro do tema, como a perseguição ao movimento negro, aos indígenas e à comunidade LGBT no contexto do regime militar.

O velório do estudante Edson Luis, assassinado pelas forças militares

O velório do estudante Edson Luis, assassinado pelas forças militares

Repressão na missa para Edson Luis Repressão na missa para Edson Luis

A facilidade que as ditaduras oferecem à corrupção (pelo difícil acesso a qualquer informação oficial relativa aos mandos e decisões de um governo autoritário), a educação durante o regime, os militares que não apoiaram o golpe, a história de pessoas que resistiram (e das pessoas que fizeram parte do governo militar), além de panoramas artísticos e até mesmo uma elaborada linha do tempo do regime militar ainda compõem, entre documentos, textos, fotos e vídeos, as Memórias da Ditadura.

A passeata dos Cem Mil

A passeata dos Cem Mil

A importância é gigantesca, afinal, não só muitos ecos da ditadura permanecem agindo no Brasil, como só somos capazes de tentar não repetir nossos maiores erros se olharmos para suas consequências de frente, para além de orientações ideológicas, sabendo, através de fatos, reconhecer o horror em um de nossos piores passados.

MOVIMENTO ESTUDANTIL DE 1968 - PASSEATA DOS CEM MIL.

MDitadura2

© fotos: divulgação

Anúncios

6 comentários

  1. “GOVERNO CUNHA E MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA – PAÍS SEM PUDOR!”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/12/governo-cunha-e-manipulacao-midiatica/

    “…Tivemos ontem um noticiário cheio de emoções. Delatores esclareceram as condições nas quais Michel Temer pediu R$ 10 milhões à Odebrecht supostamente para campanha eleitoral. Renan Calheiros, antes um fiel escudeiro do Presidente, reclamou publicamente pela televisão que Temer está sob influência direta de Eduardo Cunha, não obstante a condição deste último de permanecer preso em Curitiba. Por fim, escuto com interesse a afirmação de Temer segundo a qual a crise financeira dos Estados se deve a seus sistemas previdenciários.

    A tudo isso se pode chamar de sinais de aprofundamento de crise política. Contudo, o mais extraordinário dessa situação é o recurso à mentira mais deslavada para recobrir os elementos essenciais da própria crise. O pedido de doação para campanha eleitoral é eticamente irrelevante no contexto brasileiro. A influência de Cunha no Governo é um segredo de Polichinelo. O espantoso, porém, é ver…

    Curtir

  2. “SERÁ QUE VAI TER JEITO? – ASSIM É. PAÍS SEM PUDOR!”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/10/sera-que-vai-ter-jeito-assim-e-pais-sem-pudor/

    “…É claro que esta canalhada está tranquila e em orgasmos sucessivos e múltiplos na suruba. Um juiz de merda do PCCSDB que atua no original Supremo, hoje Mínimo ou Nenhum, Tribunal, grileiro e cheio de capangas na região centro-oeste proclama que o congresso de bandidos pode eleger novamente o Temeroso Acidente Pavoroso, caso o mesmo viesse a ser cassado pelo também superior tribunal eleitoral, presidido, diga-se de passagem, pelo próprio… Um outro concede for privilegiado para um ex-presidente que pertence à suruba e não ao outro que sempre se recusa a entrar neste bordel…

    Portanto, muitas e tantas vezes penso que não tem mais jeito……”

    Curtir

  3. “SE PRENDEREM O LULA, ELE VIRA HERÓI. SE O MATAREM, LULA VIRA MÁRTIR. SE DEIXAREM O LULA SOLTO, VIRA PRESIDENTE DE NOVO, PORQUE MITO E LENDA O LULA JÁ É NO MUNDO INTEIRO.
    E NÃO TEM CANDIDATO DE NÍVEL A SUA ALTURA. O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS.
    O MEDO DO LULA CRIOU MONSTROS, E A MÍDIA ABUTRE O DEMONIZA PORQUE ELE NÃO NEGOCIA COM BANDIDOS”

    “Vão Matar o Lula, O Melhor Presidente da História do Brasil”
    > http://www.liberarti.com/schede.cfm?id=6854&vao_matar_o_lula_o_melhor_presidente_da_historia_do_brasil

    “O Medo do Lula Criou Monstros: Vão matar o Lula?”
    > http://port.pravda.ru/news/russa/12-03-2017/42854-medo_lula-0/

    Curtir

  4. “EMPRESAS DEVEM O TRIPLO DO DÉFICIT DO INSS, MAS TEMER PRECISA CUMPRIR SUA PARTE NO GOLPE – PAÍS SEM PUDOR!”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/12/empresas-devem-o-triplo-do-deficit-do-inss-mas-temer-precisa-cumprir-sua-parte-no-golpe/

    “…Em conformidade com os apoiadores e financiadores do golpe, o governo Michel Temer está veiculando nas redes sociais uma campanha pela reforma da Previdência. Sobre uma imagem catastrofista que mais parece cartaz de filme hollywoodiano no gênero Armageddon, o texto diz: “Se a reforma da Previdência não sair: Tchau, Bolsa Família; Adeus, Fies; Sem novas estradas; Acabam os programas sociais”. Quem assina é o PMDB….”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s