5 lugares no Brasil para praticar mergulho em água doce

Há quem pense que mergulho só pode ser praticado no mar, mas lagos, rios, represas e até pedreiras também podem oferecer experiências incríveis. O mergulho em água doce é muito realizado em diversos locais pelo mundo e, embora no Brasil, ainda não seja tão difundido, nosso país também possui excelentes locais para a prática.

Na água doce é possível encontrar diversas variedades de peixes e também formações subaquáticas como cavernas e tocas. Dependendo da região, existe uma grande variação de temperatura da água e visibilidade. Alguns lugares são tão claros e transparentes que permitem ver naufrágios em ótimo estado de conservação já que a água doce preserva os objetos sem toda corrosão da água salgada.

Rio da Prata, Jardim – MS

prata

No Recanto Ecológico Rio da Prata, uma suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático fantástico, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. O mergulho no local impressiona pela transparência das águas e pela rica biodiversidade do Pantanal.

Lago de Furnas, São João Batista do Glória, MG

FURNAS

No fim da década de 50, após o decreto assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek para contornar uma crise elétrica que assustava o país, as obras da Usina Hidrelétrica de Furnas tiveram início. Com cerca de 1.500 km² e aproximadamente 20 bilhões de metros cúbicos de águas dos rios Grande e Sapucaí, nasceu o Lago do Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo e a maior extensão de água do estado. Suas águas cristalinas formam paisagens incríveis de pequenos lagos, praias artificiais, muitas cachoeiras, piscinas naturais e formações rochosas com mais de 20 metros de altura. O mergulho no lago é imperdível. Além de poder ver várias espécies de peixes e interessantes formações rochosas, nas águas que podem chegar a atingir 93 metros em alguns pontos, há naufrágios, pontes e ruínas submersas das cidades que foram inundadas.

Lago Paranoá, Brasília, DF

paranoa

Uma das maiores vantagens do mergulho no Paranoá, é que não há necessidade de embarcação, basta levar o material no carro, se equipar e cair na água. O ponto mais conhecido de mergulho é o da Barragem do lago, onde se alcança facilmente os quarenta metros de profundidade. Por lá, há uma densa suspensão de poeira, por volta dos vinte metros, que faz com que o mergulho se torne noturno mesmo durante o dia. Lanternas, principal e secundária, são obrigatórias, bem como facas devido à presença de linhas e redes de pescador.

Abismo Anhumas, Bonito – MT

Abismo_Anhumas

O Abismo Anhumas é uma caverna localizada a 23 km de Bonito, MS. Descoberta em 1970 por um peão após um incêndio na mata local, olhando de cima não dá para imaginar a imensidão da caverna. Para mergulhar lá é preciso descer de rapel pela fenda de 72 metros (equivalente a um prédio de 26 andares) de descida vertical, num passeio que dura cerca de cinco minutos. Terminado o rapel, o visitante se depara com um lago de águas cristalinas que chega a 80 metros de profundidade. Dezenas de cones de calcário preenchem o lago e seu entorno, com formações que atingem 20 metros de altura.

Lagoa Misteriosa, Bonito, MT

8rd_Lagoa_Misteriosa_-_Scuba_Diving_-_Acervo

A visão do abismo azul, os paredões de rocha vertical, os troncos caídos e os pequenos peixes que brilham sob os feixes de luz refletidos nas águas cristalinas transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único. Localizada dentro de uma caverna, o lugar é perfeito para a prática de flutuação e mergulho pela transparência e visibilidade – são mais de 220 metros de profundidade. No entanto, entre os meses de outubro e abril estas atividades ficam suspensas por conta da proliferação de microalgas, pois reduzem a visibilidade.

* Fotos: Reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s