Conheça os picos clássicos e indispensáveis do surf no Rio de Janeiro

Para além de possuir ou não as melhores ondas do Brasil, o Rio de Janeiro é um point clássico do surfe brasileiro. Foi a partir do Rio que o esporte se popularizou no Brasil, e só isso já justificaria a cidade maravilhosa como local incontornável para surfistas. Mas, melhor ainda, o Rio possui excelentes picos para o surfe.

EDIT_Surfe

De todos os tipos e tamanhos, a extensa costa carioca oferece ondas diversas para surfistas igualmente diversos. Dos profissionais aos iniciantes, as praias do Rio recebem surfistas diariamente, como um cardápio variado, que se transforma de acordo com as mais diversas condições meteorológicas, mas que consegue agradar mesmo aos mais exigentes surfistas – afinal, mar é o que não falta por lá.

Separamos aqui alguns picos clássicos para você se desfrutar nas ondas do Rio.

Arpoador

EDIT_Arpoador

O cenário entre a pedra do Arpoador e areia desse ponto turístico carioca se destaca não só pela beleza, mas também pela história: o Arpoador é adorado entre surfistas por ser, de certa forma, o ponto de partida do surfe no Brasil. Trata-se de um clássico que, por isso, costuma ficar cheio. É possível surfar à noite, devido à boa iluminação pública.

Diabo

EDIT_Diabo

A Praia do Diabo fica dentro de um espaço militar, por isso o acesso a ela é restrito. As ondas, no entanto, costumam ser fortes e grandes, o surfe por lá é liberado. Não é, dessa forma, um pico para iniciantes, por também possuir correnteza forte e formação irregular de ondas. O acesso é pelo Arpoador ou pelo parque Garota de Ipanema.

Prainha

EDIT_Prainha

A Prainha é uma das praias com ondas de qualidade mais constante da cidade. Longe da Zona Sul, a Prainha costuma encher aos finais de semana, e seu estreito trecho de areia faz com que as ondas possam ser concorridas, dificultando a vida dos iniciantes. Em um dia especial, as ondas podem chegar até 3 metros, e a vista é das mais espetaculares da cidade.

Grumari

EDIT_Grumari

Localizada numa região de floresta, dentro de um parque estadual, longe da bagunça da cidade, a Praia de Grumari é extensa e cheia de ondas fortes e tubulares. Em Grumari encontra-se ondas de todos os tamanhos, e só a natureza já valeria o passeio. A questão a se ficar atento é que o acesso à reserva é limitado.

Praia da Barra

EDIT_Barra

Toda a extensão da Praia da Barra pode ser um bom pico para o surfe, dependendo do dia – por isso, o recomendável é percorre-la e escolher o melhor ponto. A boa notícia é que raramente não se encontra algum lugar que ofereça boas ondas por lá. Intensamente frequentada nos finais de semana. Plena em ondas fortes, a praia da Barra não por acaso já foi cenário de diversos campeonatos mundiais.

© fotos: reprodução

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s