Como um garoto conseguiu que as crianças de um vilarejo pudessem ir à escola em segurança

 

Cidadãos do mundo inteiro têm problemas em suas vizinhanças. Mas enquanto que a maioria simplesmente aguarda uma solução da prefeitura ou do governo, outros decidem colocar a mão na massa. É o caso do indiano Eshan Balbale, um estudante universitário de 17 anos, que decidiu construir uma ponte para que moradores da periferia de Mumbai, na Índia, não precisassem passar por um córrego poluído para chegarem até a cidade.

Há anos os moradores reclamavam do estado do córrego, que contaminado e cheio de lixo é fonte de doenças. Sem uma ponte ou forma de desviá-lo, adultos e crianças eram obrigados a passar em meio a ele para chegarem até a região onde há lojas, mercados e a escola mais próxima. Com receio de precisar entrar em contato com a água contaminada, muitos pais estavam inclusive proibindo seus filhos de irem à aula.

Ao saber da situação, Balbale não teve dúvidas e com os próprios recursos e habilidades conseguiu construir uma ponte de bambu. “Eles explicaram que cruzar o córrego envolvia riscos como infecções de pele, malária, dengue e outras doenças. Eu me senti péssimo quando eu vi que crianças passavam por aquela lama nojenta“, disse o rapaz ao Mumbai Mirror.

eshan-balbale

Com 30 metros de comprimento, a ponte está longe de ser uma estrutura definitiva, mas é rígida e segura para que até 50 pessoas passem por ela ao mesmo tempo. A escolha do material também foi pensada “Eu percebi que construir uma ponte de concreto iria exigir permissão da prefeitura e isso necessitaria de tempo. Por isso, decidi construir a ponte usando bambu, que é leve mas firme. As crianças precisavam da ponte imediatamente já que o nível da água sobe durante as monções“, afirmou.

O rapaz, que nem mesmo mora na região, pretende visitar a ponte com frequência para fazer a manutenção básica e já pensa em como melhorar a questão das condições sanitárias do bairro, construindo banheiros públicos. As prefeituras têm obrigações, mas a melhoria das cidades começa pelos próprios cidadãos.

eshan-balbale2

eshan-balbale3

eshan-balbale4

eshan-balbale5

eshan-balbale6

Todas as fotos © Arquivo Pessoal

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s