A impressionante cratera de Batagaika, na Sibéria, é um alerta contra o desmatamento

Localizada no coração da floresta boreal da Sibéria, a cratera de Batagaika à primeira vista parece um fenômeno natural, mas no entanto é uma ilustração perfeita do tipo de processo que o aquecimento global pode desencadear. O que antes era somente um trecho desmatado de floresta, ao longo de 50 anos se transformou em um enorme buraco com mais de um quilômetro de extensão e cem metros de profundidade – tudo por conta do aquecimento.

Cratera6

O processo começou nos anos 1960, depois que um pedaço da floresta foi desmatado para uso industrial. Esse nada mero gesto desencadeou uma série de eventos geológicos catastróficos, que seguem paulatinamente acontecendo até hoje. Era, afinal, a vegetação que mantinha o solo resfriado, impedindo que os raios solares aquecessem a superfície da floresta.

A camada subterrânea de gelo permanente

A camada subterrânea de gelo permanente

A remoção dessa vegetação aqueceu o solo, que fez com que uma camada de gelo subterrânea supostamente permanente começasse a derreter, inundando o buraco e, aos poucos, aumentando a depressão. E o buraco segue aumentando, ao ritmo do aquecimento do planeta.

Cratera2

Imagem de satélite da cratera

Imagem de satélite da cratera

Especialistas garantem que não só a cratera de Batagaika seguirá aumentando como, por conta da temperatura que segue subindo anualmente na Sibéria, outras mega crateras deve surgir em breve. Imagens de satélite já mostram dezenas de lagos formados no norte da Sibéria a partir do derretimento dessa camada de gelo “permanente”.

Cratera1

Esse não é um processo veloz, é claro, mas as consequências, no futuro, podem ser apocalípticas: o derretimento desse gelo subterrâneo poderá liberar uma abissal quantidade de gás metano, provocando uma intensificação enorme do aquecimento, e precipitando a Terra a um cenário extremo. Enquanto isso, gananciosos e poderosos seguem encenando a própria dúvida sobre se devemos ou não cuidar do nosso próprio planeta…

Cratera4

© fotos: reprodução

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s