Documentário tocante revela cura que pode revolucionar o problema da cegueira em comunidades carentes

A catarata ainda é um problema comum em comunidades mais pobres, onde costuma ser causa frequente de cegueira. Apesar disso, a doença tem cura – mas a um custo de cerca de US$ 500 (R$ 2 mil). Embora o valor possa parecer razoável para a maioria das famílias de classe média, ele ainda é um empecilho para pessoas que vivem em regiões carentes.

É justamente sobre essas pessoas – e sobre uma cura revolucionária da cegueira ocasionada pela catarata – que trata o documentário Open Your Eyes, de 2015. Dirigido pela cineasta Irene Taylor Brodsky, o filme mostra que 90% das pessoas que sofrem com catarata vivem nos países mais pobres do mundo.

open1

Ao acompanhar o casal nepalense Manisara e Durga, o documentário narra a rotina de quem vive junto, mas não se vê há mais de 15 anos. Ambos tiveram sua cegueira ocasionada pela doença. Durante três dias, o diretor acompanha suas vidas e o caminho em busca da cura através de estradas sinuosas.

A esperança está em uma cirurgia desenvolvida por Larry Brilliant e que pode ser feita gratuitamente na cidade de Palpa, no Nepal, por pacientes que não disponham de condições financeiras para pagar. O procedimento é comparado à substituição de papel fotográfico amarelado por um novo. O único porém é que muitas pessoas que convivem com a doença não tem condições físicas de encarar a caminhada até o local da cirurgia – mas Manisara e Durga estarão bem acompanhados nessa jornada em busca da visão.

O trailer emocionante da produção você confere abaixo:

open5

open4

open3

open2

Todas as imagens: Reprodução YouTube

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s