Cientistas descobrem o que drogas alucinogénas podem fazer com sua saúde

Você vai ao médico para tratar da depressão e se confronta com uma novidade no consultório: ao invés de receitar medicamentos convencionais, o médico sugere que você tome um LSD. A ideia parece bastante distante da realidade atual, mas experimentos como este já estão sendo realizados com sucesso pelo mundo e, principalmente, nos Estados Unidos.

Além do uso do LSD na cura da depressão e ansiedade, outras substâncias já estão na mira dos pesquisadores. A psilocibina (cogumelos alucinógenos) está tendo ótimos resultados na cura de vícios, como o álcool ou o cigarro; e o MDMA (substância ativa no ecstasy) pode ser bastante útil no tratamento do stress pós-traumático.

As pesquisas ainda estão em fase inicial, mas estudos preliminares mostram que os resultados positivos da terapia psicodélica-assistida podem ser sentidos em curtos períodos de tempo ou mesmo em uma única sessão. Um dos principais expoentes dos estudos do gênero é Matthew Johnson, farmacólogo comportamental da Universidade Johns Hopkins, uma das instituições que está liderando as pesquisas sobre o assunto.

Porém, Matthew lembra que não basta apenas fazer uso das substâncias e esperar que os efeitos surjam como mágica: “As drogas psicodélicas abrem a porta da mente e, desta forma, o que está atrás dessa porta depende dos participantes e da intenção que eles trazem para a sessão“, disse em entrevista ao site BrasilPost. Agora resta saber se os tratamentos serão implementados futuramente ou irão barrar na legislação.

psicodelico

Foto via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s