POVO BANTU

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Povos Bantu é usado como um rótulo geral para os 300-600 grupos étnicos na África que falam línguas Bantu.  Eles habitam uma área geográfica que se estende a leste e para o sul da África Central em todo o Africano Great Lakes região até a África do Sul.  Bantu é um importante ramo do Niger-Congo família língua falada pela maioria das populações em África. Há cerca de 650 línguas Bantu pelo critério de inteligibilidade mútua,  embora a distinção entre língua e dialeto sempre é claro, e Ethnologue conta 535 línguas.

Cerca de 3000 anos atrás, alto-falantes do grupo de língua proto-bantu começou uma série milenar das migrações para o leste a partir da sua terra natal, entre a África Ocidental e África Central na fronteira do leste da Nigéria e Camarões. Esta expansão Bantu introduzido pela primeira vez os povos Bantu para as regiões central, sul, sudeste e África, que haviam sido anteriormente ausente do. Os migrantes proto-bantu no processo assimilado e / ou deslocadas um número de habitantes anteriores que veio em frente, incluindo Khoisan populações no Sul e afro-asiáticas grupos no sudeste.

Grupos individuais Bantu hoje incluem muitas vezes milhões de pessoas. Entre estes estão o Luba da República Democrática do Congo, com mais de 13,5 milhões de pessoas; o Zulu da África do Sul, com mais de 10 milhões de pessoas; eo Kikuyu do Quênia, com mais de 6 milhões de pessoas. Embora apenas cerca de cinco milhões de pessoas falam o Bantu língua suaíli como língua materna, é usado como uma língua franca por mais de 140 milhões de pessoas em todo o Sudeste da África.  Swahili também serve como um dos oficiais línguas do Africano União.

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Etimologia

A palavra bantu, e suas variações, significa “povo” ou “humanos”. A raiz de Proto-Bantu é reconstruído como * -ntu. Versões da palavra bantu (ou seja, a raiz mais a classe 2 classe substantivo prefixo * ba-) ocorrem em todas as línguas Bantu: por exemplo, como em Watu Swahili; bantu in Kikongo ; batu in Lingala ; bato in Duala ; abanto in Gusii ; andũ in Kikuyu ; abantu in Zulu , Xhosa , Runyakitara ,  and Ganda ; wandru in Ngazidjia Comorian ; abantru in Mpondo ; bãtfu in Phuthi ; bantfu in Swati ; banu in Lala ; vanhu in Shona and Tsonga ; batho in Sesotho ; vandu in alguns Luhya dialetos; vhathu em Venda; e mbaityo em Tiv

Origens e expansão

Compreensão acadêmica atual coloca o ancestral pátria proto-Bantu na África Ocidental, perto da atual fronteira sudoeste da Nigéria e Camarões c. 4.000 anos atrás (2000 aC), e que diz respeito às línguas bantu como um ramo do Niger-Congo família linguística.  Essa visão representa uma resolução de debates na década de 1960 na competição com teorias avançadas por Joseph Greenberg e Malcolm Guthrie, em favor de refinamentos da teoria de Greenberg. Com base em comparações de largura, incluindo línguas não banto, Greenberg argumentava que Proto-Bantu, o ancestral hipotética das línguas bantu, teve fortes afinidades ancestrais com um grupo de línguas faladas no sudeste da Nigéria. Ele propôs que as línguas Bantu se espalhou leste e sul de lá, para centros secundários de mais de dispersão, ao longo de centenas de anos.

Usando um método comparativo diferente focado mais exclusivamente nas relações entre línguas bantu, Guthrie discutiu para um único ponto de dispersão Central Africano espalhando a uma taxa praticamente igual em todas as direções. Pesquisas posteriores sobre estrangeirismos para adaptações na agricultura e pecuária e na família de língua de Niger-Congo rendeu mais ampla que a tese insustentável. Na década de 1990, Jan Vansina proposto uma modificação das idéias de Greenberg, em que as dispersões de centros secundários e terciários se assemelhavam idéia nó central de Guthrie, mas a partir de um número de centros regionais, em vez de apenas um, criando grupos linguísticos.

Não está claro exatamente quando a propagação da Bantu-falantes começaram a partir de sua área central como c hipótese. 5.000 anos atrás (3000 aC). Por 3.500 anos atrás (1500 aC), no oeste, comunidades de língua bantu tinham alcançado a grande floresta tropical Central Africano, e por 2.500 anos (500 aC) grupos pioneiros haviam surgido nas savanas ao sul, no que hoje são o República Democrática do Congo, Angola e Zâmbia. Outra corrente de migração, movendo a leste, por 3.000 anos atrás (1000 aC) foi a criação de um novo grande centro populacional perto dos Grandes Lagos da África Oriental, onde um ambiente rico apoiou uma densa população. Movimentos por pequenos grupos ao sudeste da região dos Grandes Lagos eram mais rápida, com assentamentos iniciais muito dispersos perto dos rios e costa perto, devido às condições de exploração comparativamente duras em áreas mais longe da água. Grupos pioneiros haviam chegado moderno KwaZulu-Natal na África do Sul por 300 AD ao longo da costa, e do moderno Província do Norte (englobadas dentro da antiga província do Transvaal) por AD 500.

Antes da expansão da agricultura e pecuária povos, inclusive daqueles que falam línguas Bantu, África ao sul do equador foi povoada por neolítico caça e forrageamento povos. Alguns deles eram ancestral proto Khoisan povos -Falando, cujos modernos caçadores-forager e descendentes lingüísticos, o Khoekhoe e San, ocupar as regiões áridas ao redor do Kalahari deserto. Os hadza e Sandawe populações na Tanzânia compreender o outro moderno remanescente de caçadores-forager na África desses povos Khoisan-falantes de proto.

Durante um período de muitos séculos, a maioria dos caça-forrageamento povos foram deslocados e absorvido pelas comunidades de entrada de língua Bantu, bem como por Ubangian, Nilotic, e língua-falantes Sudanic na África Oriental Central e do Norte. A expansão Bantu foi uma longa série de migrações físicas, a difusão da língua e conhecimento para fora e dentro de populações vizinhas, e uma criação de novos grupos sociais envolvendo inter-casamento entre as comunidades e pequenos grupos que se deslocam para as comunidades e os pequenos grupos que se deslocam para novo áreas.

Depois de seus movimentos de sua pátria original na África Ocidental, Bantus também encontrou na África Oriental povos afro-asiática (principalmente Cushitic) e Nilo-saariana (principalmente nilótica e Sudanic) ancestral de origem. Como terminologia gado em uso entre os poucos modernas Bantu pastoris grupos sugere, os migrantes Bantu iria adquirir gado de seus novos vizinhos Cushitic. Evidência lingüística também indica que Bantus provável emprestado o costume de ordenha do gado diretamente de povos Cushitic na área.  interações posteriores entre Bantu e povos Cushitic resultou em grupos Bantu com mistura étnica Cushitic significativa, como o Tutsi dos Grandes Lagos africanos região; e influências Cultural e linguística, como os Herero pastores do sul da África.

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Na seção costeira da África Oriental, outra comunidade mista Bantu desenvolvido através do contato com muçulmanos árabes e persas comerciantes. A cultura Swahili que surgiram a partir dessas trocas evidencia muitas influências árabes e islâmicos não vistos na cultura tradicional Bantu, assim como os muitos afro-árabes membros dos Bantu povo suaíli. Com a sua comunidade discurso original centrado nas partes costeiras de Zanzibar, Quênia e Tanzânia – um litoral referida como a Costa suaíli – a língua Bantu suaíli contém muitos árabes palavras-empréstimo. Como resultado dessas interações

Entre os séculos 14 e 15, os estados de língua Bantu começaram a surgir na região dos Grandes Lagos na savana sul da floresta tropical Africano Central. No rio Zambeze, as Monomatapa reis construiu a famosa Grande Zimbabwe complexo, uma civilização cujas origens e filiações étnicas são incertas. A partir do século 16 em diante, os processos de formação do Estado entre os povos Bantu aumentaram em frequência. Esta foi provavelmente devido a população mais densa (que levou a divisões mais especializadas de trabalho, incluindo o poder militar, ao mesmo tempo que a emigração mais difícil); ao aumento da interação entre Bantu-speaking comunidades com chinês, europeu, da Indonésia, e árabes comerciantes nas costas; à evolução tecnológica na actividade económica; e novas técnicas no ritualização político-espiritual da realeza como a fonte de força e saúde nacional.

 

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O uso do termo “Bantu” na África do Sul

Na década de 1920, os sul relativamente liberais africanos, missionários e da pequena intelectualidade negra começou a usar o termo “Bantu” na preferência termos de “nativos” e mais depreciativos (como “kaffir”) para se referir coletivamente para Bantu-speaking sul-africanos . Após a Segunda Guerra Mundial, os do Partido Nacional governos adotaram oficialmente que o uso, enquanto o crescente movimento nacionalista Africano e seus aliados liberais virou-se para o termo “Africano”, em vez, de modo que “Bantu” tornou-se identificado com as políticas do apartheid. Na década de 1970 esta tão desacreditado “bantu” como uma designação etno-racial que o governo do apartheid mudou para o termo “preto” em suas categorizações raciais oficiais, restringindo-a a Bantu-speaking africanos, mais ou menos na mesma época em que o Movimento da Consciência Negra liderado por Steve Biko e outros estavam definindo “Black” para significar tudo racialmente oprimidos sul-africanos (negros, mestiços e índios).

Exemplos de usos do Sul Africano de “Bantu” incluem:

  1. Um dos políticos dos últimos tempos da África do Sul, General Harrington Bantubonke Holomisa (Bantubonke é um substantivo composto que significa “todo o povo”), é conhecido como Bantu Holomisa.
  2. Os governos do apartheid sul-Africano originalmente deu o nome de “bantustões” para as onze áreas de reserva rurais destinados, uma independência ersatz espúria para negar africanos cidadania Sul Africano. “Bantustão” refletiu inicialmente uma analogia com as várias “-stans” étnicos da Europa Ocidental e Ásia Central. Novamente associação com o apartheid desacreditado o termo, e que o governo Sul-Africano deslocado para os politicamente atraente, mas historicamente enganosas termo “pátrias étnicas”. Enquanto isso, o movimento anti-apartheid insistia em chamar os bantustões áreas, para conduzir para casa a sua ilegitimidade política.
  3. O substantivo abstrato ubuntu, a humanidade ou humanidade, é derivado regularmente a partir do Nguni substantivo tronco -ntu em isiXhosa, isiZulu, e sindebele. Em siSwati a haste é -ntfu eo substantivo é buntfu.
  4. Nas línguas Sotho-Tswana do sul da África, Batho é o termo cognato para Nguni Abantu, ilustrando que esses cognatos não precisa realmente parecido com a raiz -ntu exatamente. O início Africano Congresso Nacional da África do Sul tinha um jornal chamado Abantu-Batho a partir de 1912-1933, que levou colunas em Inglês, isiZulu, Sesotho, e isiXhosa.

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2. O profundo sentido de Deus

A ideia de Deus perpassa todas as religiões. Também as africanas. Muitos povos africanos têm a noção de um Deus criador, que, em seguida à criação, se afastou, intervindo, porém, no mundo através de entidades espirituais ou de heróis civilizadores, isto é, humanos de grandes poderes. Esse herói é também o ancestral. Por isso, até hoje é muito forte o culto e a devoção aos antepassados. Os antepassados são pessoas dotadas de poderes espirituais que exercem a função de mediadores entre os humanos e Deus. No catolicismo, equivaleria à devoção aos Santos.

3. O sagrado e o profano

No universo Bantu não há separação entre o sagrado e o profano. Tudo é sagrado: a natureza, a vida e a morte. A doença não é vista como algo físico, corpóreo, mas como a consequência de um malefício espiritual praticado por alguém. É o que chamamos de feitiço e que pode ser controlado pelo Kimbandeiro ou terapeuta tradicional. O feitiço existiu em todos os povos da antiguidade e ainda existe em muitas culturas. Entre os Bantu é chamado de Kindoki ou Wanga. O feitiço ou força maléfica pode ser transmitido de diversas maneiras através de restos de comida, de objetos pessoais, como um fio de cabelo ou uma peça de roupa. Há casos em que, vindo uma pessoa a falecer, a última pessoa que a tenha visitado é acusada de provocar aquela morte. Para combater o feitiço há rezas fortes e rituais, muitas vezes, com perdas de vidas humanas.

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4. A natureza como lugar sagrado

Nas sociedades tradicionais a natureza é sempre vista com olhar religioso. Olha-se tudo, e em tudo vê-se Deus. A religião Bantu é manifestamente animista. Por isso, não encontramos templos de adoração. A religião Bantu dispensa templos, porque Deus está em tudo e em todos.

Por considerarem os rios igualmente morada dos espíritos, os Bantu evitam urinar em suas águas, bem como falar muito alto em suas margens, ou seja, os rios possuem uma força mística e espiritual superior à humana. Por isso, todo Rio tem um nome, e cada pessoa, individual ou coletivamente, vive em sintonia espiritual com determinados rios.

Muitas são as entidades que protegem a mata e os animais, sendo chamados, genericamente, de “donos da mata”. Esta função também é exercida pelo Filho do soba, ou pelos donos dos animais. E ainda: cada espécie tem sua própria entidade protetora. Estas são guardiãs das referidas espécies. Elas punem os que faltam com o respeito à natureza, bem como os caçadores que matam fêmeas com filhotes ou aqueles que caçam sem necessidade. Esses são severamente punidos pelas autoridades responsáveis.

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Diferentemente de povos de outros continentes, as religiões dos povos africanos se apresentam muito próximas da natureza e muito despojadas, do ponto de vista material. “São muito mais religiões da palavra, da experiência onírica [do sonho], do transe. Nesse sentido, são muito mais místicas e muito menos materialistas”.

 

5. Cultura da partilha e do acolhimento

Onde come um, comem dois.

A generosidade é uma das marcas da cultura Bantu. Para seus povos não há propriedade particular. As terras, as florestas e outros elementos da natureza são propriedade de todos. Por isso, quando um viajante, ao longo do caminho, tem fome, sente-se livre para se servir de qualquer fruta ou cereal de qualquer fazenda ou quinta, desde que deixe casca no lugar, a fim de que o proprietário, ao chegar, perceba que por ali passou um irmão que estava com fome.

Os europeus, ao chegarem às terras angolanas, ficaram muito surpresos com essa mentalidade e com esse costume. “Não existe entre eles propriedade particular, nem conhecem dinheiro. Seu tesouro é pena de pássaros, as lavras, a família. Quem as tem, é rico e quem tem cristais para [enfeitar] os lábios, é dos mais ricos.”

Na maior parte das aldeias não havia, e ainda não há, disparidade social entre pobres e ricos. Por isso, sua existência tão marcante no mundo ocidental choca os africanos.

Para evitar acumulação de propriedade, alguns povos criaram rituais em que se realiza a redistribuição dos bens acumulados ao logo do tempo. O ritual é realizado a cada dois ou três anos. Prepara-se uma grande quantidade de comida, sendo que uma parte é oferecida aos adultos, numa tigela de barro. A senha é esta: quem provar a comida e cuspir um pouco no chão sinaliza que aceita participar desse ritual. Nesse momento as pessoas que acompanham o cerimonial têm direito de levar o que desejarem da casa da pessoa que aceitou o ritual. “Há ao mesmo tempo desprendimento e audácia, que podem causar admiração e medo”.

Outro aspecto da generosidade é o acolhimento. Nas comunidades bantu a família não é restrita ao pai e à mãe como em nossa sociedade atual , mas é alargada, ou seja, ela inclui os avós, os tios maternos e paternos. Se vier a faltar um dos membros do casal — o pai ou a mãe, devido à morte ou por qualquer outro mal –, a criança não fica desamparada, pois é acolhida por outra pessoa da família, como o tio ou o avô. Isso explica porque nas comunidades originais africanas não há criança abandonada ou menor carente.

 

6. Um culto festivo

Ao contrário da cultura ocidental, onde a oração geralmente é um ato pessoal e, muitas vezes, silencioso, nas culturas africanas o culto é marcadamente coletivo, com cantos e danças. A dança sempre é ritual e religiosa. Assim, os rituais são sempre festivos, com abundância de comida e bebida. Pode-se até medir a vitalidade de uma aldeia pela frequência de suas festas. A falta de festas ou de celebrações é sinal de que a comunidade está em crise, por falta de rezadores e líderes, por desestruturação, por certas desgraças, por pobreza, ou mesmo por falta de comida.

7. Povos tolerantes e sem proselitismo

Os africanos são povos de religiões sem dogmas, sem constituições e instituição. O importante para eles não é um código escrito e imutável, mas sim, as tradições orais, baseadas em mitos e nas falas dos mais velhos. As referências mais importantes são a tradição do grupo étnico e a inspiração divina. São elas que orientam a conduta pessoal e comunitária. Os povos Bantu são tolerantes.

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VIA:wikipedia

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