‘Caçadores de eclipses’ planejam viagens ao redor do mundo em busca do fenômeno

Michael Zeiler não era um viajante aventureiro, até experienciar o seu primeiro eclipse solar. Desde então, ele tem viajado para os lugares mais remotos do mundo para apreciar “a mais linda visão da natureza”. Ele é o que chamamos de perseguidores de eclipse, e irá para qualquer lugar para ser envolvido pela sombra da lua, mesmo que por apenas alguns minutos.

Em agosto de 2017, o Great American Eclipse enviará sua sombra sobre todo o Estados Unidos. Michael e outros mil de outras partes do mundo viajarão para se posicionar no caminho do eclipse total. Eles farão grandes esforços para vivenciar meros dois minutos de escuridão durante o dia, quando a lua se moverá em frente ao sol.

Há um eclipse solar no mundo a cada dezoito meses, em média. E os chamados caçadores de eclipse planejam suas vidas em torno desses eventos, não importa onde eles aconteçam.

Eclipsee 1

Michael conta que existe uma comunidade de perseguidores de eclipse, e ele fez dúzias de amigos por esse interesse em comum. Há um grupo na internet, inclusive, onde membros do mundo todo se mantém em contato e fazem planos para o futuro. Ele encontra muitos deles durante cada visão. Uma delas foi o eclipse no estreito de Makassar, entre Bornéu e Sulawesi, na Indonésia, quando viajarem em um cruzeiro durante dezesseis dias para avistar o fenômeno.

A comunidade é composta por pessoas de diversos tipos de formações. Eles são astrônomos profissionais ou amadores, fotógrafos que esperam capturar o evento. Muitos caçadores de eclipse não estudaram astronomia ou fotografia, e estão apenas hipnotizados pela beleza dos eclipses. Michael é um deles.

High Altitude Eclipse

ec 4

Ele tem um calendário onde todos os eclipses do século 21 estão sinalizados, seu “planejamento de férias da vida”, como costuma chamar. E conta que os eclipses que viu durante a vida o fizeram priorizar viagens, e não bens materiais.

O próximo vai ocorrer em 21 de agosto de 2017. A sombra vai encontrar a terra primeiro na costa de Oregon, para depois viajar por catorze países. Michael não vai viajar para ver apenas esse, mas também está fazendo planos para estar na Argentina em 2019, para quatro minutos de totalidade.

ec 1

Ele criou um site para te ajudar a se preparar para o eclipse desse ano. Existe importantes fatores de salvação a serem considerados, e também algumas dicas para garantir a experiência positiva. Saiba mais.

Fotos: reprodução

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s