Descubra quais as praias ‘bandeira azul’ do Brasil e entenda o que isso significa

No Brasil existem praias que possuem o certificado ‘Bandeira Azul’, mas você faz ideia do que isso significa? O Programa Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios.

Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje om apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis, SC.

O Programa teve início em 1987 na Europa (no Brasil à partir de 2004) e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas. É necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa.

O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

Confira as praias brasileiras que possuem o certificado Bandeira Azul:

Praia do Tombo – Guarujá, SP

01-tombo

A Praia do Tombo, é chamada assim por ter ondas fortes e mar agitado provocando uma espécie de tombo no mar e é conhecida internacionalmente por sediar os mais importantes campeonatos de surf.

Prainha – Rio de Janeiro, RJ

Outra praia adorada pelos surfistas, a Prainha chama a atenção pelas boas ondas e pela beleza natural protegida por morros cobertos pela Mata Atlântica. São apenas 150 metros de uma estreita faixa de areia. O local possui um manancial de água doce e está localizada em área da Proteção Ambiental.

Praia de Palmas – Governador Celso Ramos, SC

02palmas

Com águas mornas e cristalinas, a praia de Palmas é a maior praia de Governador Celso Ramos em infraestrutura e extensão – são quase três quilômetros de extensão. Por este motivo também é a mais frequentada por turistas. Na alta temporada a praia de Palmas recebe mais 10 mil pessoas por dia.

Praia Grande – Governador Celso Ramos, SC

Oferece ótimas condições para a prática de surf, desde que o vento seja do quadrante leste. Na beira da praia Grande há um posto salva-vidas e diversas casas para veraneio. O balneário é bastante movimentado durante a temporada.

Lagoa do Peri – Florianópolis, SC

O Parque Municipal da Lagoa do Peri situa-se ao sul da Ilha de Santa Catarina, junto às praias da Armação do Pântano do Sul e Morro das Pedras, distante 24 km do Centro de Florianópolis. A Lagoa do Peri é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. Toda a região está preservada como patrimônio natural pelo decreto municipal nº 1.828. Menos explorada que a Lagoa da Conceição, na Lagoa do Peri ainda se pode encontrar Mata Atlântica Primária

Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Ilha dos Frades – Salvador, BA

Ilha-dos-Frades-1

É uma praia localizada na parte norte da ilha dos Frades, entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros. É uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades, por causa de suas águas calmas, mornas e cristalinas, ótimas para o banho, a pesca e mergulho.

Todas as imagens: Reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s