Os melhores lugares do Brasil para praticar montanhismo

O montanhismo é a mistura perfeita das duas atividades que mais fazem bem para o corpo e para a mente: a prática de esporte e o contato com a natureza. O Brasil é repleto de lugares incríveis para esta atividade e abaixo você pode conferir quais são eles.

Visual das Águas – Bragança Paulista, SP

01

A região de Bragança Paulista é outra ótima opção para quem curte esportes de aventura. O conjunto conhecido como Visual das Águas, por exemplo, é ideal para quem quer dar os primeiros passos no montanhismo, com direito a uma bela visita da represa da cidade. Os amantes da adrenalina também podem conferir outros dois maciços rochosos na região: a Pedra Maria Antônia e a Pedra do Santuário, esta com altura média de 50 metros salpicados por granito e cristais, locais perfeitos para escalada com diferentes graus de dificuldade.

Pico da Neblina, Santa Isabel do Rio Negro, AM

02

Localizado no norte do Estado do Amazonas, na Serra do Imeri, o Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil com 2995,30 metros de altitude, destino preferido dos montanhistas. O trajeto é tarefa árdua para os desbravadores, que costumam levar 10 dias, tendo o calor, a umidade e o cansaço como os piores adversários, mas, no final, o espetáculo da natureza e o senso de vitória superam tudo!

Embora o maciço do Pico da Neblina esteja situado na fronteira com a Venezuela e a maior parte da área do maciço esteja nesse país, o cume principal está inteiramente dentro do território brasileiro.

Pedra Grande, Atibaia, SP

03

Pedra Grande é perfeita para os praticantes de paraglider e asa delta. O local também é ideal para a prática de trekking. O destaque é a trilha que sai do Vale do Flamboyant. O trajeto tem três quilômetros, com desnível, trecho recomendado para iniciantes em montanhismo. Pode-se avistar do cume da pedra, o município e as montanhas da região.

Pico de São Domingos, Serra da Mantiqueira, MG

04

O Pico de São Domingos, na Serra da Mantiqueira, divisa entre Córrego do Bom Jesus, Gonçalves, Camanducaia e Paraisópolis, em Minas Gerais, está a 2.100 metros de altitude do nível do mar. Lá do alto tem-se uma visão de 360º das paisagens de Gonçalves, da Pedra Bonita (que é o pico mais alto da região, com 2075 m), da região de Campos do Jordão, da Pedra do Baú, da região de São Bento de Sapucaí e Paraisópolis, da cidade de Cambuí, de Córrego do Bom Jesus e Monte Verde (distrito de Camanducaia), além de toda a região da Fernão Dias.

Pico do Cristal, Serra do Caparaó, MG

07

O Pico do Cristal é o sétimo mais alto do país, na Serra do Caparaó, também em Minas Gerais, com 2.769 metros, e é considerada uma montanha de forma perfeita. No local, cristais de quartzo afloram na superfície, provocando um fenômeno natural de rara beleza à luz da lua. A montanha fica na mesma porção do Pico Calçado e do Pico da Bandeira, porém o seu acesso é mais técnico, além de exigir boa dose de resistência e ousadia. O local reserva surpresas aos novatos, o que requer a presença de um guia. Uma vez vencida a subida, revela-se diante dos olhos todo o esplendor de Minas Gerais.

Todas as imagens: Reprodução

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s