5 lugares incríveis perfeitos para um bate e volta cultural saindo de São paulo

Está cansado do ritmo frenético da babilônia, mas sem tempo para viagens longínquas? Conheça aqui cinco destinos a apenas 200km de distância de São Paulo para curtir o final de semana, voltar revigorado e cheio de histórias para contar:

Embu das Artes

A apenas 30km de São Paulo, Embu das Artes reúne uma feira de artesanatos e antiquários e um charmoso centro histórico com construções de mais de 200 anos para visitar. Aqui você passa uma tarde garimpando porcelanas, esculturas, pinturas e outros objetos de arte, no maior clima de interior!

Embu das Artes

APA Capivari-Monos

Nesta vasta área de Mata Atlântica a cerca de 50km de São Paulo, é possível visitar aldeias indígenas e desfrutar de rios limpos, bem perto da cidade. Aqui está também o Solo Sagrado, pertencente a Igreja Messiânica Mundial, uma área repleta de lagos e flores, onde pessoas vem para praticar Johrei, uma técnica de cura para evoluir espiritualmente e entrar em sincronia com a natureza.

Estrada Velha de Santos

Além de exuberante Mata Atlântica, quem percorre a Estrada Velha de Santos encontra no caminho monumentos históricos como a Calçada do Lorena, o primeiro caminho pavimentado que liga o planalto paulista ao litoral. Reza a lenda que Dom Pedro 1º o percorreu em cima de um jumento em 1822, antes de proclamar independência ao Brasil.

Estrada_Velha_de_Santos_26

Santana de Parnaíba

A cidade, antiga rota dos bandeirantes, está a 40km de São Paulo abriga nada menos que 200 construções tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – Condephaat. Dentre eles, o Museu Casa do Anhanguera, modelo de casa de bandeirantes onde é possível conhecer objetos usados em Santana do Parnaíba nesses séculos, ou a Igreja Matriz, que abriu as portas no século 19 e abriga um imponente altar com a imagem de Santa Ana. Outra atração imperdível é o  Cine Teatro Coronel Raymundo, prédio do século 19 onde ocorrem atividades culturais.

Santana de Parnaiba

Paranapiacaba

A cerca de 60km do centro de São Paulo, Paranapiacaba abriga uma Maria Fumaça construída em 1867. Percorrendo-a, você passa por casas típicas de madeira erguidas no século 19 pela empresa britânica  São Paulo Railway Company (SPR), responsável por construir a ferrovia que conectava o Porto de Santos ao interior paulista.  No Museu Tecnológico Ferroviário, é possível entender como eram tracionados os trens que percorriam a Serra do Mar. O vilarejo abriga ainda um dos campos de futebol mais antigos do Brasil, inaugurado no final do século 19.

Paranapiacaba

Fotos: Wiki Commons

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s