Fotógrafo com esquizofrenia retrata sua luta em série intensa

 

O que você faria se uma criança dissesse que iria se matar porque uma voz em sua cabeça disse que o fizesse? Isso parece história de filme de terror, mas na vida do norte-americano Yospie Cardoso, o terror foi real. Aos 7 anos, ele começou a apresentar comportamentos estranhos e veio a ser diagnosticado como esquizofrênico. Recentemente, o rapaz decidiu falar sobre a doença por meio de fotos em um ensaio pungente.

A razão pela qual eu comecei a documentar é porque fotografia é o que sei fazer de melhor. Eu encontrei minha própria medicina na fotografia e ela permite que eu pense de uma maneira a qual não estão acostumado“, afirmou ao NY Daily News. Cardoso passou boa parte de sua infância e juventude recebendo tratamento em hospitais e sob o efeito de medicamentos que o transformavam em um verdadeiro zumbi.

A esquizofrenia é uma doença de base hereditária e consiste em uma dificuldade de distinguir o que é real daquilo que não o é. Com isso, Cardoso luta até hoje contra alucinações, paranoia, ansiedade, medo e raiva, sensações que podem ser controladas com o uso de medicamentos, mas que dificilmente desaparecem por completo.

yospie-cardoso

A motivação principal de fazer o ensaio veio de seus três filhos. Como a doença é hereditária, há a possibilidade de um deles vir a apresentá-la. “Eu fiz por eles porque eu sei o quão difícil é – eu lutei com isso minha vida toda e a última coisa que quero é que meus filhos tenham dificuldades ou pensem estar só, porque é assim que eu me sentia“, desabafou.

Confira as fotos:

yospie-cardoso2

yospie-cardoso3

yospie-cardoso4

yospie-cardoso5

yospie-cardoso6

yospie-cardoso7

yospie-cardoso8

yospie-cardoso9

yospie-cardoso10

yospie-cardoso11

yospie-cardoso12

yospie-cardoso13

Todas as fotos © Yospie Cardoso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s