Conheça Frei Bigode, o cãozinho fofo adotado por monges franciscanos na Bolívia

Francisco de Assis se tornou santo – e, para muitos, a figura mais importante do cristianismo depois de Jesus – não só por seu voto de pobreza, sua humildade, liberdade religiosa e pela defesa do evangelhos e dos ensinamentos do Cristo, mas também por sua bondade com todos os seres vivos – e em especial, os animais. Não por acaso, São Franciso é o santo protetor do bichos. Assim, quando um cãozinho da raça Schnauzer foi abandonado por uma família na cidade de Cochabamba, na Bolívia, naturalmente os monges franciscanos imediatamente aceitaram que o animal viesse viver em seu mosteiro.

FreiBigode9

Foram os fiéis que doaram aos monges o animal, que ganhou o nome de Carmelo – em homenagem a um dos religiosos do mosteiro – mas é mais conhecido na internet como “Frei Bigode”, especialmente depois que passou a vestir um hábito franciscano igual ao que vestem os monges.

FreiBigode1

O hábito veio de um fantoche que os freis usavam para animar as crianças. As fotos de Carmelo foram postadas nas redes sociais, e ele se tornou um fenômeno instantâneo.

FreiBigode5

FreiBigode2

A explicação para a adoção imediata de Frei Bigode está em uma oração do próprio São Francisco, como lembrou um dos monges: ‘Se existem homens que excluem a qualquer das criaturas de Deus do abrigo da compaixão e da misericórdia, haverá homens que tratam seu irmãos da mesma maneira’.

FreiBigode8

FreiBigode7

A única coisa que o cãozinho parece ainda não ter herdado de sua nova família franciscana é a calma e tranquilidade peculiares ao mosteiro. Segundo contam, Frei Bigode morde tudo, bagunça todas as coisas e as carrega para o jardim. Mas tudo bem; Francisco de Assis também questionou as hierarquias eclesiásticas, e foi considerado em sua época um ‘agitador’ – trata-se de um cãozinho franciscano, afinal.

FreiBigode3

FreiBigode4

© fotos: divulgação

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s