Estas imagens coloridas são um precioso registro dos tempos de lei seca nos EUA

Imaginar hoje qualquer estado proibindo o consumo de álcool, mais do que risível, é o cenário perfeito para compreender como nascem os mercados ilegais, e o quanto de dinheiro desnecessariamente acaba na mão de criminosos e não dos governos. Ou alguém tem dúvida de que as pessoas continuariam a beber, apesar da proibição? Vale pensar o mesmo para o caso do cigarro, ou de produtos que fazem tanto ou mais mal que os já citados, como frituras, gorduras, refrigerantes e afins.

Pode parecer um cenário absurdo, mas ele foi realidade ao longo de mais de uma década nos EUA – como ainda é, com as drogas, no Brasil. A Era da Proibição, ou da Lei Seca, nos EUA, foi de 1919 até 1933, deixando legado algum a não ser o crescimento desenfreado do contrabando, da ilegalidade e da máfia – parecido com algum lugar que conhecemos bem.

Essas imagens coloridas desse inócuo período nos EUA permitem uma vívida viagem no tempo não só até o desperdício de esforço e dinheiro que a proibição significou, como a consequência direta desse período. Foi, afinal, também por conta do fim da proibição – para não encerrar as atividades dos agentes que perseguiam o álcool, entre outras coisas – que a perseguição à maconha teve início.

As fotos (a maioria tiradas na capital americana de Washington, D.C.) pertencem à Livraria do Congresso Americano, mas o uso das imagens é liberado – como é, hoje, o álcool, e como vem sendo, cada vez mais, pelo mundo, a maconha e outras drogas.

EDITAmerican prohibition colorized (2) copy

Carro da Agência de Proibição, que tinha a permissão para parar carros considerados suspeitos

EDITAmerican prohibition colorized (3) copy

Campanha da Organização das Mulheres pela Reforma da Proibição

EDITAmerican prohibition colorized (4) copy

Policial ao lado de um carro batido repleto de caixas de bebidas contrabandeadas

EDITAmerican prohibition colorized (5) copy

Mulher em uma lanchonete colocando álcool em sua bebida de dentro de sua bengala

EDITAmerican prohibition colorized (6)

Mulher escondendo uma garrafa em sua bota (a suástica no chão tratava-se ainda de um milenar símbolo de sorte, considerando que o nazismo ainda não existia)

EDITAmerican prohibition colorized (7) copy

Homem carrega uma caixa de uísque confiscada pelo governo

EDITAmerican prohibition colorized (1) copy

Agentes federais assistem o derramamento de bebida no esgoto, no auge da Lei Seca

EDITAmerican prohibition colorized (8) copy

Mulher com um cartaz pelo fim da proibição

EDITAmerican prohibition colorized (9) copy

Carro e carregamento apreendido em Washington, D.C., após uma perseguição

© fotos: Livraria do Congresso Americano

4 comentários

  1. Pingback: Estas imagens coloridas são um precioso registro dos tempos de lei seca nos EUA – A luz de bons preceitos humanos, refletirá um estado de equilíbrio harmônico com tudo que vemos e com o que não vemos .Apenas sentimos.

Deixe um comentário