A incrível história do homem que cruzou o Atlântico com uma prancha adaptada e um remo

O brasileiro Amyr Klink foi a primeira pessoa a atravessar o Oceano Atlântico num barco a remo – em uma viagem de 100 dias e 7 mil quilômetros de duração em 1984. Os desafios na relação entre o mar e o ser humano – e o irrefreável desejo de explorar – nunca cessam, e o sul-africano Chris Bertish aos 42 anos acaba de cumprir uma nova façanha: atravessar o Atlântico em uma prancha adaptada de stand-up paddle. Tecnicamente, Chris cruzou o oceano de pé.

Chris9

Foram 93 dias e cerca de 7,5 mil quilômetros desde o dia 06 de dezembro até a última quinta-feira – do Marrocos até a ilha de Antígua, no Caribe. Diferentemente de Amyr, a viagem de Chris foi inteira monitorada por satélite. Em sua aventura, Chris tornou-se a pessoa a percorrer a maior distância em mar aberto sem qualquer ajuda.

Chris10

Desafiar o mar é já um hábito para o sul-africano, que é conhecido também por surfar ondas gigantes. Sua prancha possuía um compartimento na parte da frente, onde podia guardar alimentos e se abrigar, contra o tempo e a noite. Além da adaptação, um GPS, um rádio, um computador, um radar e um telefone – alimentados via satélite e por energia solar – ajudaram Chris em sua jornada.

Chris8

Uma das câmeras registrou a passagem de um tubarão

Ainda que o tempo ruim tenha o feito retroceder em seu caminho algumas vezes durante a viagem, ele nunca pensou em desistir – segundo o próprio, é no mar onde ele se sente mais seguro e à vontade – usar o computador para se comunicar e até compartilhar fotos nas redes sociais também ajudou. Com o dinheiro arrecadado de patrocinadores, Chris pretende ajudar instituições de caridade e construir cinco escolas na África do Sul.

Chris7

Chris6

Chris5

Chris4

Chris3

Chris2

Chris1

© fotos: acervo pessoal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s