Polonesa de 51 anos caminha 69 dias sozinha para chegar ao Polo Sul

Há quem reclame de ter que andar um quarteirão para ir até a padaria, mas Malgorzata Wojtaczka, uma polonesa de 51 anos não tem problemas com caminhadas. Originária da cidade de Wroclaw, ela andou por 69 dias pela Antártida até chegar ao Polo Sul no dia 25 de janeiro.

01

Foram 1.300 km, cruzando locais a 2.700 metros de altitude, puxando um trenó de 100 kg onde levou equipamento, comida e combustível especial para usar em seu fogareiro – o combustível normal não pode ser usado nestes locais, pois congela.

Wojtaczka foi a primeira mulher polonesa e uma das poucas mulheres no mundo a chegar ao Polo Sul sozinha, sem nenhum tipo de assistência. Em 1994, a norueguesa Liv Arnesen foi a primeira mulher a chegar caminhando até o polo Sul nestas mesmas circunstâncias.

02

A polonesa partiu em 18 de novembro de 2016 (após dois dias de aclimatação) de Hercules Inlet, no extremo sudoeste de Ronne Ice Shelf, que cerca o mar de Weddel. Ela caminhou 20 km por dia, exceto quando o mau tempo e os ventos fortes a obrigavam a andar mais lentamente. No último dia da viagem ela marchou sem parar em uma temperatura de 34 graus Celsius negativos.

Todas as fotos: Reprodução

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s