A maior pegada de dinossauro do mundo foi encontrada na costa da Austrália

O que hoje é uma pacata e belíssima cidadela da costa australiana, reunindo turistas ao redor de paisagens estonteantes, em um passado realmente distante (mas que brota eventualmente do chão nos lembrando das relatividades do tempo), foi a terra de gigantescos dinossauros. E não eram poucos, nem discretos: uma publicação científica recente revela que foram descobertas pegadas e marcas de 21 diferentes tipos de dinossauro em um trecho da costa da cidade de Broome, no norte da Austrália. Entre elas, nada menos que a maior pegada de dinossauro já descoberta.

Pegada2

Foram milhares de rastros identificados na região de Waldamany pelos paleontólogos e cientistas da Universidade de Queensland e da Universidade James Cook, formando assim a maior reunião de pegadas e rastros de dinossauros do mundo, marcadas em rochas com entre 127 e 140 milhões de anos. Entre essas pegadas, algumas foram identificadas como sendo de um Saurópodes, com mais de 1,70m, sendo assim a maior pegada já registrada pelo homem.

Pegada1 Pegada5

Não por acaso, o local está sendo chamado de “Jurassic Park australiano” e, segundo Steven W. Salisbury, o pesquisador chefe da empreitada, a descoberta é única. “Em nenhum outro lugar do mundo foram descobertos tantos rastros de dinossauro como nessa área”, afirmou.

A pesquisa havia começado em 2011, e os cientistas tiveram de contar a excitação por seis anos de trabalho intenso antes de trazer a público. A pegada gigante pertence a um Saurópodes que de provavelmente 5,5 metros de altura – nos quadris, sem contar seu pescoço.

Pegada4

O projeto quase foi interrompido e destruído – e junto com eles esse tesouro arqueológico – por conta de uma iniciativa de construção de uma estação de gás na região. Uma história de mais de 130 milhões de anos estaria perdida. Agora, uma das mais antigas e importantes páginas da humanidade foi identificada e registrada – em letras garrafais.

Pegada3

© fotos:;Fonte:via

Anúncios

1 comentário

  1. Pingback: A maior pegada de dinossauro do mundo foi encontrada na costa da Austrália – A luz de bons preceitos humanos, refletirá um estado de equilíbrio harmônico com tudo que vemos e com o que não vemos .Apenas sentimos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s