Por que esse pitoresco vilarejo na Suíça está cobrando 5 dólares a cada pessoa que fizer uma foto por lá

Uma estonteante vila na Suíça decidiu cobrar dos turistas que a visitam uma curiosa taxa num valor simbólico de 5 dólares para cada foto tirada do local. Mais intrigante que a taxa em si, a ser cobrada dos que visitarem as belezas naturais da vila de Bergün/Bravuogn, só mesmo o motivo: a diretoria de turismo pretende evitar que as pessoas em casa, que irão ver a foto pelas redes sociais, sofram por não poderem estar desfrutando do cenário da vila.

Bergun5

O fenômeno é conhecido em inglês como Fomo, sigla para “fear of missing out”, ou, em tradução livre, medo de perder. Uma publicação no site oficial do vilarejo diz que “é cientificamente comprovado que lindas fotos de viagens nas redes sociais faz quem as vê infeliz, por eles próprios não poderem estar no local”.

Bergun4

Para evitar tal mal, porém, o prefeito sugere aos turistas um hábito que realmente anda fazendo falta em nossas vidas contemporâneas: que simplesmente desfrutem do prazer de estar no local, para além da necessidade de registrar tudo.

 Bergun1

É evidente, porém, que a sugestão de conduta e a real aplicação da multa são assuntos diferentes, pois o próprio diretor de turismo de Bergün/Bravuogn admite que é improvável que, caso um turista seja pego “em flagrante” tirando uma foto, a taxa seja de fato imposta.

Bergun3

De todo modo, sugerir que as pessoas voltem a preferir a experiência real, em detrimento de seus registros é, no verão ou no inverno, uma ótima ideia.

Bergun2

© fotos: reprodução fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s