Este cemitério gangster russo parece saído de um filme policial

O Cemitério de Shirokorechenskoe, localizado no sudoeste da cidade de Yekaterinburg, na Rússia, é o local de descanso final de muitos famosos locais, incluindo artistas populares, cientistas e heróis da Segunda Guerra Mundial. Suas sepulturas são adornadas com esculturas funerárias incomuns, incluindo relevos, joias – lápides embutidas e gravuras a laser do falecido em granito.

Em uma seção do cemitério, entre os pinheiros, é onde se encontra algumas das lápides mais elaboradas. Grandes, de granito, com gravuras realistas retratando homens em ternos caros e jaquetas de couro, com correntes de ouro e tatuagens, segurando um cigarro ou chaves de uma Mercedes em suas mãos. Estes túmulos extravagantes pertencem aos gângsteres que morreram mortes violentas.

Na sequência da ruptura da União Soviética nos anos 90 e da rápida transição da região para a economia de livre mercado, todo o Bloco Soviético e, em particular, a Rússia foram lançados à anarquia, resultando num aumento acentuado do crime organizado. A luta pelo poder entre as diferentes facções do Kremlin viu um aumento no assassinato, na tomada de reféns e em outros crimes violentos.

A cidade de Yekaterinburg tornou-se o centro de guerras de gangues, graças a um grupo chamado Uralmash. Fundado no final da década de 1980, o grupo consolidou o controle sobre vários negócios na cidade incluindo uma famosa fábrica de maquinários pesados. Os lucros obtidos a partir de negócios escusos passaram a ser reinvestidos em uma série de negócios legítimos, ampliando o alcance do grupo.

Durante a década de 1990, o grupo Uralmash lutou viciosas guerras internas e também entrou em confronto com gangues rivais. Houve tantas mortes que muitos membros de gangues hoje se encontram em túmulos, principalmente no Cemitério de Shirokorechenskoe. Suas lápides foram decoradas da forma mais extravagante, com imagens do sepultado vestido com a moda gangster clássica dos anos 90. Algumas das lápides mostram não só os nomes, mas também apelidos e suas habilidades específicas. Por exemplo “um especialista em atirar facas” e “tinha habilidades em lutas mortais.”

No final da década, muitos líderes mafiosos sobreviventes tinham legitimado seus negócios e até formaram um partido político. Esses antigos membros de gangues agora possuem shoppings, hotéis e bares em Yekaterinburg. No entanto, alguns ainda estão envolvidos em atividades criminosas e suspeitas. De acordo com uma estimativa, 30% da economia russa ainda está nas mãos de gângsteres.

gangster-cemetery-yekaterinburg-12
Denis Tarasov/The Guardian

gangster-cemetery-yekaterinburg-32
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-42
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-56
Denis Tarasov/The Guardian

gangster-cemetery-yekaterinburg-62
Denis Tarasov/The Guardian

gangster-cemetery-yekaterinburg-72
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-82
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-92
Denis Tarasov/The Guardian

gangster-cemetery-yekaterinburg-102
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-112
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-122
Denis Tarasov/The Guardian

gangster-cemetery-yekaterinburg-132
Denis Tarasov/The Guardian

gangster-cemetery-yekaterinburg-142
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-152
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-162
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-172
Amos Chapple/RFE/RL

gangster-cemetery-yekaterinburg-237
Denis Tarasov/The Guardian

gangster-cemetery-yekaterinburg-242
Fonte:[ Denis Tarasov/The Guardian via ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s