Príncipes Charles e Diana tinham praticamente a mesma altura; mas nas fotos oficiais ele aparece sempre muito mais alto

Um tweet com uma frase simples e uma imagem desencadeou não só um sem-fim de teorias conspiratórias como um pungente exemplo de como o machismo e os padrões desiguais de gênero se multiplicam e se afirmam, para além da própria realidade. O dilema, no entanto, era literalmente nobre: se o príncipe Charles e a então princesa Diana tinham a mesma altura, por que na maioria das fotos, principalmente as oficiais, ele parece sempre mais alto do que ela?

CharlesDi9

O sociólogo americano Philip Cohen foi quem postou o famigerado tweet, mostrando a imagem de um selo postal comemorativo com uma foto do então casal real – em uma diferença abissal de altura – e uma simples afirmação, na imagem: “Eles tinham a mesma altura“.

Em seguida, diante da enxurrada de respostas que recebeu, justificando a inexplicável diferença nas fotos através de regras de composição fotográfica, grafismos de selos, ergonomia ou mesmo pelo significado dos títulos de nobreza e da sucessão real, ele então compôs um novo tweet, reunindo diversas fotos do casal, em que na maioria absoluta Charles sempre aparecia como sendo maior do que Diana.

CharlesDi10

CharlesDi11

CharlesDi7

CharlesDi1

Essa não é, porém, uma polêmica nova. Quando se casaram, em 1981, o mundo todo pôde ver que Charles e Diana tinham basicamente a mesma altura, com possivelmente uma diferença praticamente imperceptível – oficialmente Charles teria 1,80 m, enquanto Diana teria 1,78 m, mas mesmo essas medidas são facilmente contestadas, e uma busca rápida no Google mostra que eles teriam em verdade a mesma altura – e as imagens menos montadas e mais espontâneas revelam o casal basicamente em alturas iguais.

CharlesDi4

CharlesDi3

Mesmo não sendo possível confirmar com exatidão a altura de cada um, é inevitável concluir a manutenção de um padrão tanto de poder quanto de gênero – no qual o futuro rei deve parece grandioso, e especialmente deve parecer maior que sua esposa, como se supõe, dentro desse padrão sexista, que seja qualquer marido.

Considerando a quantidade de imagens que somente uma pessoa levantou, e sendo esse um dos casais mais fotografados de todos os tempos, é impossível não concluir, de uma forma ou de outra, essa manutenção sexista através de uma porção de grotescas manipulações – ora com Diana sentada e ele de pé, ora com Charles sentado mais a frente ou em um degrau mais alto, ora com ele em cima de uma caixa – e mais. Basta olhar e ver – e não precisa olhar pra cima.

CharlesDi8

CHARLES_DIANA_KOREA

© fotos: fonte: via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s