Ele comprou negativos a $ 3,50 num mercado de pulgas e ao revelar teve uma grande surpresa

Um dos grandes prazeres de se frequentar as feiras de antiguidade e objetos usados – os famosos “mercados de pulgas” – por todo mundo é a certeza de que sempre será possível encontrar uma preciosidade valorosa, uma raridade perdida entre as mercadorias diversas oferecidas pelos comerciantes locais.

Para tal, é preciso um tanto de sorte, coragem e iniciativa, como teve o turista americano Tom Sponheim, quando adquiriu, por 3,50 dólares, um pacote de negativos fotográficos em uma feira em Barcelona, em 2001 sem saber o que encontraria quando revelasse as fotos. Depois de revelar os negativos, sua surpresa foi imensa: havia em suas mãos a obra de uma artista genial e desconhecida.

Milagros3

Tão desconhecida que, mesmo depois de reveladas as fotos, Tom simplesmente não conseguiu descobrir quem era o autor ou autora daquelas impressionantes e belíssimas imagens antigas de Barcelona e seus personagens. A única convicção é que a artista em questão era brilhante.

Milagros19

Ele então criou, em 2010, uma página no Facebook, para dar sequência a sua missão – que então já durava 9 anos – de tentar descobrir de quem seria os olhos e a mão por trás daqueles maravilhosos cliques. Somente em 2017 que uma usuária chamada Begoña Fernandez, também abismada pela beleza e força das imagens, conseguiu enfim descobrir a autoria das fotos.

Milagros5

Para descobrir tal identidade, ela partiu da imagem de uma escola de Barcelona que havia em uma das fotos. Na escola, Begoña, soube de um concurso de fotografias que havia acontecido em 1962. A partir desse concurso ela encontrou uma associação de fotografias antigas, e lá, uma foto publicada em uma revista finalmente revelou a autoria: a imagem publicada – que estava entre as fotos adquiridas por Tom – era creditada a Milagros Caturla, uma simples professora que trabalhava com administração.

Milagros20

Nas horas vagas, porém, Milagros era uma excelente fotógrafa, que chegou a vencer diversos concursos de fotografia, mantendo inclusive um quarto escuro para revelações em sua casa.

Milagros15

Milagros infelizmente veio a falecer, mas agora tanto Tom quanto Begoña, que tornaram-se seguidores desse talento até então desconhecido, passaram a trabalhar para garantir que o legado da fotógrafa sobreviva ao futuro e encontre um público justo e vasto.

Milagros18

As fotos de Milagros estarão no próximo festival fotográfico Revela-T, em Barcelona, e que seja o primeiro de muitos: a inquestionável qualidade das imagens criadas por Milagros merecem o mundo, tanto quanto o mundo realmente precisa de uma artista genial.

Milagros17

Milagros16

Milagros13

Milagros14

Milagros12

Milagros11

Milagros10

Milagros9

Milagros7

Milagros8

Milagros6

Milagros4

Milagros2

Milagros1

© fotos:Milagros Caturla fonte: via

Anúncios

3 comentários

  1. Caraca, que história fantastica. Enquanto lia a primeira coisa q pensei foi: só falta o fotografo ja ter falecido. Deu ate uma dorzinha quando descobri que sim.
    Fotos fantasticas, merece todo o reconhecimento. Espero q sua familia possa ser contemplada.
    PS.: nao sabia da esxitencia desse mercado de pulgas haha

    Bjs floooor

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s