Conheça a mulher que possui uma memória rara e é capaz de lembrar de TODOS OS DIAS de sua vida

Imagine ser capaz de recordar todos os dias de sua vida em detalhes, inclusive livros que leu, diálogos inteiros, minúcias precisas, sonhos que sonhou, fotografias que tirou, tudo. Parece, numa mesma medida, um super poder e um pesadelo, certo?

Pois é exatamente assim que funciona a memória da australiana Rebecca Sharrock, que é capaz de recordar grande parte dos menores detalhes que viveu e percebeu desde que tinha 12 dias de idade.

Rebecca1

Rebecca possui uma condição chamada de Memória Autobiográfica Superior, também conhecida como Hipertimesia ou Síndrome de supermemória. A quantidade de pessoas que possuem a mesma memória que Rebecca em todo o mundo é muito baixa e incerta – entre 20 e 80 pessoas somente.

A memória mais antiga de Rebecca remete a quando ela tinha 12 dias de vida e, ao mesmo tempo, ela é capaz de recitar de cabeça todos os livros da coleção Harry Potter, da qual é fã.

Rebecca5

Ela também se lembra de que, com 18 meses foi quando começou a sonhar ao dormir. Ao sonhar ela pensava estar de fato fora de casa, e por isso despertava aos prantos, com medo, querendo sua mãe. Rebecca simplesmente não esquece nenhum dia de sua vida, e é capaz de acessar com intensa riqueza de detalhes as emoções vividas no passado.

Rebecca7

Rebecca4

Rebecca está escrevendo um livro de memórias, intitulado My life is a puzzle (algo como Minha vida é um quebra-cabeça, em tradução livre). Espera-se que ela tenha um bom editor, ou o livro acabará por ser realmente grande.

Rebecca2

O caso de Rebecca é um material impressionantemente rico para se estudar o comportamento humano e o funcionamento do cérebro e de nossa memória – elementos tão importantes e, ao mesmo tempo, misteriosos da vida humana.

Rebecca3

Rebecca6

© fotos: divulgação/acervo pessoal fonte: via

3 comentários

Deixe um comentário