Série de fotos retrata tribo na Amazônia acreana para lembrar quem vive e luta pelas florestas

Quando uma motosserra corta uma árvore no coração da Amazônia, não é só a floresta e o meio ambiente que são atacados, mas também as tradições, crenças, culturas e religiões ancestrais caem ao chão junto com o tronco.

A morte da floresta é também a morte das próprias entidades espirituais que guiam a vida e a luta de povos como a tribo Huni Kuin, que vive à beira do rio Envira, no Acre, e que luta contra o desmatamento em nome de sua própria espiritualidade ancestral – e foi essa tribo, sua luta, seu conhecimento e religiosidade que o fotógrafo Danilo Arenas registrou no ensaio Huni Kuin – Os Últimos Guardiões.

HuniK12

HuniK13

A fotografia é o meio que encontrei para acessar o plano espiritual”, diz Danilo, que realizou o trabalho em parceria com o Coletivo Tribo e o Centro Cultural Yurabaka Naibai Yuxibu Baibu.

Enquanto eu via as crianças livres brincando no rio, lembrava que ali mesmo já havia morrido outras por metais pesados que vinham de garimpos ilegais no Peru. Enquanto via aquela floresta gigantesca e linda, ouvia aquele som das serras elétricas cortando as Samaúmas, a árvore mais importante da floresta”, ele diz.

HuniK2

A importância de cada ser que vive na floresta é reconhecida pelos Huni Kuin, segundo Danilo, como a casa dos seres espirituais que guiam a vida da tribo – e é essa casa que é atacada diariamente por fazendeiros e garimpeiros.

HuniK10

HuniK11

O ensaio, registrando a luta e vida desse povo e sua floresta, transformou-se em um documentário, premiado recentemente no festival Impact Doc Awards, nos EUA.

Se o respeito às diversas religiões que compõem o sincretismo brasileiro é pauta tão importante no país, é fundamental olhar também para a destruição imaterial de culturas e tradições, que junto com as árvores, são derrubadas em nome somente da ganância e do dinheiro de alguns.

O filme foi dirigido por Danilo, e realizado pela produtora paulistana La Casa de La Madre.

HuniK9

HuniK8

HuniK7

HuniK6

HuniK5

HuniK4

HuniK3

HuniK2

HuniK1

Todas as fotos © Danilo Arenas fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s