A incrível ação de um artista japonês que espalhou ‘jardins’ sobre bikes pelas ruas de SP

O japonês Azuma Makoto é uma espécie de artista botânico de vanguarda. Utilizando as flores como meio de expressão e elevação das plantas ao patamar de arte, Makamoto traz seu trabalho para São Paulo, com a obra Flower Messenger (Mensageiro de flores, em tradução livre), unindo temas caros aos paulistanos – como as bicicletas, a interação entre seres humanos, e o contraste entre o cinza da megalópole e o colorido das flores.

Makamoto7

A obra consiste em 30 bicicletas, carregando belos e grandes arranjos florais pela cidade, pilotadas por jovens com origens orientais. Mais do que uma afirmação estética, Flower Messenger expande o trabalho de Makoto ao universo da performance, pois cada “mensageiro” também distribui flores para pedestres e transeuntes em geral, incluindo assim um elemento de interação e calor humano às atribuladas ruas de São Paulo.

Makamoto13

A performance tem outro propósito além de usar a cidade como “tela” para seu trabalho: o trabalho de Makamoto visa celebrar também a abertura da Japan House São Paulo, uma organização que visa difundir os mais diversos elementos da cultura japonesa pela comunidade internacional.

Makamoto2

Flower Messenger é uma interrupção no fluxo nervoso da cidade”, afirma Marcello Dantas, diretor de programação da casa, ofertando o propósito poético e prático do impacto da obra de Makamoto para São Paulo. “De repente, aquele lugar que estava vazio ontem hoje está cheio de flores. Rapidamente elas desaparecem, mas permanecem na memória”.

Makamoto12

Makamoto11

Makamoto10

Makamoto9

Makamoto8

Makamoto6

Makamoto5

Makamoto4

Makamoto3

Makamoto1

© fotos: Reprodução: fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s