Conheça a última floresta primitiva da Europa

bialowieza-forest-32

Antes da chegada dos seres humanos, grande parte do Nordeste da Europa estava coberta por florestas primitivas que se estendiam por milhares de quilômetros através das planícies europeias. Hoje, elas quase desapareceram. A Floresta de Bialowieza, que atravessa a fronteira entre a Polônia e a Bielorrússia, é uma exceção.

bialowieza-forest-16

Cobrindo pouco mais de 1.500 quilômetros quadrados, a Floresta de Bialowieza representa a última floresta primária remanescente na Europa de planície. É o lar de abetos gigantes, carvalhos e árvores de cinzas, e mais de 20 mil espécies animais, incluindo o animal terrestre mais pesado da Europa, o bisão europeu, que quase entrou em extinção no início do século XX.

bialowieza-forest-22

Os anos 1800 viram o destino da floresta de Bialowieza passar de uma “reserva protegida” para um “terreno de caça” alternadamente com cada mudança sucessiva de poder ao leme do estado. Na virada do século 20, com os czares russos no controle, toda a floresta se tornou a reserva de caça real com a caça desenfreada de animais selvagens. Milhares de veados e javalis foram mortos. O último bisonte europeu selvagem foi morto a tiros em 1921.

bialowieza-forest-32

Depois que os tsars foram derrubados e a Polônia recuperou o controle da região, seguindo o fim da guerra polaco-soviética em 1921, a floresta de Bialowieza foi declarada uma reserva nacional. Até então, havia apenas cinquenta e quatro bisontes em todo o mundo e nenhum na Floresta de Bialowieza. Em 1929, o governo polonês comprou quatro bisontes de diferentes jardins zoológicos e os libertou na floresta. Em apenas dez anos, seu número cresceu para dezesseis.

bialowieza-forest-42

Quando tudo parecia estar em ordem, a Segunda Guerra Mundial aconteceu. Com a limpeza étnica de Hitler, a Floresta de Bialowieza tornou-se um refugiado para os partidários poloneses e soviéticos. O conflito armado esporádico entre os rebeldes e os nazistas ocorreu na floresta. Os túmulos dos que morreram ainda podem ser vistos na floresta.

bialowieza-forest-66

Após a guerra, a Floresta de Bialowieza foi dividida entre a Polônia e a Rússia Soviética, controlada pelos soviéticos. A parte soviética foi posta sob administração pública, enquanto a Polônia reabriu o Parque Nacional Bialowieza em 1947.

bialowieza-forest-102

Em 1992, após a dissolução da União Soviética e a formação da República da Bielorrússia, a Reserva foi inscrita na Lista do Património Mundial e hoje é detida conjuntamente por ambos os países.

* Imagens: Ministry of Foreign Affairs/Flickr;fonte: via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s