Artista mostra em imagens como poderão ser nossas refeições em um futuro quase apocalíptico

Como serão nossas refeições no futuro? Impossível começar a imaginar uma resposta sem incluir os mais diversos fatores nessa suposição. Alguns, porém, se impõem como elementos determinantes não só para nossa alimentação, como para nossa vida por vir.

Foi pensando em um cenário futuro de intenso aquecimento global, em que os efeitos da devastação da natureza realizada pelo homem já serão sentidos profundamente, que a artista Allie Wist e a fotógrafa Heami Lee criaram o projeto “Flooded”.

FFood2

A tradução do nome revela apropriadamente o cenário em que essas refeições do futuro acontecerão, segundo o projeto: o nome quer dizer “alagado”, e aponta as mudanças no ecossistema e, consequentemente, na maneira com que a sociedade funcionará, e como nos alimentaremos.

FFood8

O contexto imaginado para o ensaio – que reúne pesquisa científica, culinária e um tanto de intuição e previsão – é de uma casa na costa da Nova Inglaterra, nos EUA, alguns anos (não muitos, garante a dupla) à frente de hoje. A Terra estará diferente, mais quente, o nível do mar terá se elevado, e isso será determinante para a formulação de nossos cardápios nesse futuro ao mesmo tempo apocalíptico e lamentavelmente possível.

De entrada, ostras;

FFood10

Depois, uma sopa: moluscos em caldo com folhas de mostarda, acompanhada de uma salada de algas com crambe marítima. Como moluscos são uma forma fácil e sustentável de proteína, provavelmente ocupariam uma função importante em nossa dieta;

FFood5

O prato principal consiste em humos de raiz de dente-de-leão e bardana com chips de alcachofra-girassol…

FFood7

…cogumelos maitake selvagens…

 FFood6

…e salada de água-viva temperada com mostarda, pimenta e pepino.

FFood1

Para beber, vinho – mas não os vinhos feitos em vinhedos como conhecemos hoje que, com o aumento da temperatura, teriam se mudado para o norte, ou encontrado novas variações de uva – e água dessalinizada (com um pote coberto de plástico e uma pedra colocados no sol é possível dessalinizar a água do mar).

 FFood9

A sobremesa seria um pudim de ágar-ágar, uma gelatina feita a partir de algas.

FFood4

 Como pode se ver, no futuro apocalíptico de Flooded, peixes grandes e carne vermelha se tornarão raríssimos artigos de luxo – assim como boa parte daquilo que hoje compõe nosso cardápio e nossos prazeres alimentícios. Do jeito que as coisas andam, infelizmente esse cenário apocalíptico, que pode mais parecer de um filme futurista de ficção científica, cada vez mais se torna uma triste possibilidade real.

FFood3

© fotos: reprodução;fonte: via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s