O incrível acervo de fotos de grandes artistas do passado descoberto no fundo de um armário de um fotógrafo

Na história das pessoas mais diversas pode haver um tesouro escondido, às vezes em uma memória, às vezes literalmente em um fundo de armário, esperando a ser descoberto. Dan Oppenheimer era patrão de Jack Robinson em um estúdio de design que fazia vitrais em Memphis, nos EUA, quando Robinson veio a falecer. Robinson era um homem de poucos amigos e poucas palavras, e foi Dan quem teve de recolher seus pertences em seu apartamento depois de sua morte – e lá descobriu um enorme tesouro fotográfico.

 EDIT_jack-robinson

Jack Robinson

Pois Robinson havia sido um importante fotógrafo de moda e cultura, durante as décadas de 1950, 1960 e 1970 – passado sobre o qual também pouco falava – e abandonara a carreira para se livrar das drogas, recomeçando como designer de vitrais.

Quando Robinson adentrou o apartamento, descobriu a vida de um homem metódico – que possuía um exemplar somente de cada objeto, entre pratos, copos e tigelas, e vestia somente camisas brancas – , que guardava suas câmeras fotográficas em perfeito estado. Dentro do armário, uma coleção de milhares de fotos se revelou como um verdadeiro documento de uma época.

EDIT_Elton John

Elton John

Eu abri uma caixa, e logo no topo estavam fotos de Elton John, Joni Mitchell, Jack Nicholson e da banda The Who”, disse Oppenheimer. “Ficou claro que ele não era um fotógrafo qualquer”. Robinson havia trabalhado para diversas revistas, em especial para a Vogue, em Nova Iorque, frequentado a cena cultural mais quente da cidade, feito parte da turma de Andy Warhol – e fotografado os nomes mais importantes das artes e da cultura de então. Como se não bastasse, as fotos em si são espetaculares.

EDIT_Tina Turner

Tina Turner 

EDIT_The Who

The Who

EDIT_Tom Wolfe

Tom Wolfe

Desde a morte de Robinson, em 1997, que Oppenheimer passou a cuidar desse enorme legado – reunidos enfim no livro Jack Robinson On Show: Portraits 1958-1972. A história de Robinson mostra que aquele funcionário tímido, aquele tio esquisito que gostava de tirar fotos, pode ter um grande tesouro cultural – esquecido no fundo de uma gaveta.

 EDIT_Jack Nicholson

Jack Nicholson

EDIT_Nina Simone

Nina Simone

EDIT_Joni Mitchell2

EDIT_Joni Mitchell

Joni Mitchell

EDIT_Anthony Perkins

Anthony Perkins

EDIT_Clint Eastwood

Clint Eastwood

EDIT_Donald Sutherland

Donald Sutherland

EDIT_James Taylor

James Taylor

EDIT_Leonard Cohen

Leonard Cohen

EDIT_Malcolm McDowell

Malcolm McDowell

EDIT_Melba Moore

Melba Moore

EDIT_Ralph Lauren

Ralph Lauren

Todas as fotos © Jack Robinson;fonte: via

Anúncios

1 comentário

  1. Pingback: O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s