Foi descoberto o primeiro jardim funerário do Antigo Egito, com cerca de 4 mil anos

Não é novidade alguma que os antigos egípcios tinham uma relação diferente e interessante com a morte – que o digam as tumbas, pirâmides e múmias. Agora, pesquisadores descobriram mais uma obra relacionada ao tema: o jardim funerário.

Não é incomum encontrar desenhos de jardins do tipo em túmulos do Antigo Egito, mas nenhum arqueólogo jamais havia encontrado vestígios de um deles. Isso mudou quando o Conselho Superior de Investigação Científica, órgão espanhol, descobriu um de cerca de quatro mil anos em Luxor, a antiga e famosa Tebas.

Fotografia mostra os vestígios do jardim

O jardim, de três metros de comprimento por dois de largura, é dividido em canteiros de 30 centímetros quadrados. Dois deles são mais altos, onde acredita-se que árvores ou arbustos eram plantados. Os arqueólogos descobriram raízes e um tronco com 30 centímetros de uma árvore pequena e, ao lado, uma tigela que tinha restos de tâmaras e de outros frutos que podem ter sido oferendas para os deuses.

José Manuel Gálan, líder da expedição que fez a descoberta, explica que “as plantas em crescimento tinham um significado simbólico e deveriam ter um papel nos rituais funerários”. Além disso, havia fortes crenças nos poderes das plantas: “Sabemos que a palmeira, o sicómoro [uma espécie de figueira] e as árvores da Pérsia estavam associadas ao poder da ressurreição dos mortos. Similarmente, plantas como a alface tinham conotações com a fertilidade e o retorno da vida”.

Reconstituição: arqueólogos acreditam que o jardim se parecia com isto

Perto do jardim, a equipe encontrou ainda uma capela construída com areia, e três lápides dentro. Há 16 anos trabalhando na região, os pesquisadores já encontraram também passagens do Livro dos Mortos, coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias para ajudar o morto em sua viagem para o outro mundo, além de objetos como um quadro escolar usado para aprender a escrever e a desenhar e alguns caixões de madeira.

1131339

1131331

Capela

Todas as fotos © Conselho Superior de Investigação Científica;fonte: via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s