As incríveis casas de madeira para aposentados viverem em contato com a natureza no Japão

Estas casas construídas em contato com a natureza no Japão mais parecem uma ousada invenção de algum designer do país e poderiam muito bem ser a nova sensação do turismo internacional. Porém, mais do que um visual inspirador, as construções que ganharam o nome de Jikka também respondem a uma função social.

Construídas pelo arquiteto japonês Issei Suma, as casas têm formato de cinco cabanas que se interconectam. A sua construção também foi feita para conectar pessoas. A pedido de duas mulheres de cerca de 60 anos, a casa abriga idosos e pessoas com habilidades especiais em Shizuoka, no Japão.

japao

Uma das suas criadoras trabalha como assistente social, enquanto a outra é cozinheira. Unindo suas habilidades com o talento de Issei, elas foram capazes de criar um ambiente perfeito para acolher pessoas que necessitam de auxílio. Em uma das cabanas fica uma cozinha onde são preparadas refeições para entrega na casa de pessoas da comunidade que não são mais capazes de cozinhar ou sair para comprar sua própria comida.

japao2

Com uma área de 100 metros quadrados, o espaço construído em 2015 oferece acomodações em um quarto compartilhado, bem como banheiro e área para armazenamento de pertences de cada hóspede. Além disso, há uma piscina em espiral planejada para que cadeirantes possam entrar na água sem dificuldades.

É ou não é demais?

japao3

japao10

japao8

japao7

japao6

japao5

japao4

Todas as fotos © Takumi Ota;fonte: via

Deixe um comentário