5 parques nacionais para conhecer (e amar) mais o Brasil

Montanhas, lagos, grutas e cachoeiras são apenas algumas das belezas naturais que podem ser encontradas nos parques nacionais que existem no país. Como se tratam de áreas de preservação ambiental, estes parques são amplos espaços que permitem que seus visitantes respirem ar puro e se conectem à natureza.

Fizemos uma lista dos nossos cinco mais maravilhosos parques naturais que não apenas atraem brasileiros que se encantam por suas belezas, como também milhares de turistas estrangeiros todos os anos.

Confira:

Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu – PR

Não foi por acaso que em 2011 as cataratas do Parque Nacional do Iguaçu, foram eleitas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza no concurso promovido pela fundação suíça New Seven Wonders. Formadas há cerca de 150 milhões de anos, as 275 quedas do local formam juntas uma visão tão majestosa e deslumbrante, que é fácil compreender o que atrai os enormes números de turistas que visitam o local todos os anos.

Parque Nacional de Itatiaia – RJ

O Itaiaia, na Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em 1937 por Getúlio Vargas e foi o primeiro parque nacional criado no Brasil. Possui oito cachoeiras, 12 importantes nascentes de bacias hidrográficas e 15 trilhas. As maiores atrações são as trilhas para cachoeiras como a Véu de Noiva e montanhas como o pico das Agulhas Negras (2.791 metros), com 3 horas de caminhada.

Parque Nacional Serra da Bocaina – SP

O Parque Nacional da Serra da é uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Com 104 mil hectares, localiza-se em trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Possui altitudes superiores a 2 mil metros, na região serrana, até o nível do mar, no litoral, apresentando paisagens diversificadas e grande riqueza de fauna e flora, com espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Seus principais atrativos turísticos são as cachoeiras, das Posses, de Santo Isidro e do Veado, a Pedra do Frade, a Praia do Caxadaço e o Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro).

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – PE

Com suas piscinas naturais, praias com águas verde-esmeralda, e trilhas ecológicas, em 2011 Fernando de Noronha foi reconhecido e tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. No arquipélago é possível aproveitar praias consideradas umas das mais bonitas do Brasil, como a do Leão e da Atalaia, mergulhar, passear de barco, nadar ao lado tartarugas e outras espécies marinhas e ainda avistar golfinhos.

Parque Nacional da Tijuca – RJ

O Parque Nacional da Tijuca protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 hectares de Mata Atlântica. Por lá estão localizados famosos cartões postais como o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras. O local possui áreas para piquenique, churrascos, voo livre, escalada, trilhas e outras atividades.

*Imagens: Reprodução;fonte: via

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s