Série chocante de imagens retrata veteranos dos EUA após 10 anos de guerra no Oriente Médio

A inclemência do sentimento revelado pelas fotografias de veteranos de guerra tiradas por nomes como James Nachtwey e David Jay confirma uma terrível máxima a respeito da natureza de se participar de um conflito: as guerras podem até acabar no campo de batalha, mas elas de fato jamais terminam, e são levadas para casa por estes veteranos, obrigados a conviver com as guerras, direta ou indiretamente pelo resto de suas vidas.

Os soldados aqui retratados são americanos que vieram dos conflitos no Iraque e no Afeganistão.

Pensar que tais fotos são somente uma ínfima parte de um perpétuo e infinito histórico de conflitos traz ainda mais dor, especialmente notando o quanto tais jovens são as verdadeiras vítimas, em ambos os lados, da ambição dos poderosos que ordenam tais guerras.

O trabalho de Jay, batizado de Soldado Desconhecido, foi finalista do prêmio Magnum de fotografia, em 2016. “Eu sou uma testemunha, e essas fotos são minha declaração. Os eventos que eu registrei não podem jamais ser esquecidos e precisam não ser repetidos”, afirma Nachtwey.

Quantas vezes mais, porém, essa frase terá de ser repetida – e quantas mais fotos como essas terão de ser tiradas parecem ser as perguntas que permanecem no ar.

Todas as fotos © James Nachtwey/David Jay/fonte:via

5 comentários

  1. Pingback: Série chocante de imagens retrata veteranos dos EUA após 10 anos de guerra no Oriente Médio – A luz de bons preceitos humanos, refletirá um estado de equilíbrio harmônico com tudo que vemos e com o que não vemos .Apenas sentimos.

  2. A stark reminder of WAR and Its not just these scars and wounds that are so terrible, but also the mental scars. The hidden wounds no one sees, Its the families, also, their loved ones.. Its the broken relationships, the constant nightmares..

    It is easy for those in power to press their buttons and give their orders, when they have NO concept of the consequences of their actions..

    If I had my way I would put leaders of nations into a room to do battle with themselves, and cut out all the soldiers and civilians who because of their whims.. end up with such scars..

    Thank you for sharing.. Let us never FORGET.. AND YET IT KEEPS ON HAPPENING OVER AND OVER.. XXX

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s