A história por trás de uma das fotos mais icônicas do século 20

A fotografia Candy Cigarette (“Cigarro doce”) é um dos trabalhos mais famosos da fotógrafa Sally Mann. Mais do que isso, há quem considere a foto como uma das imagens mais icônicas de todo o século 20. Mas o que está por trás da fotografia?

A cena, capturada em 1989, mostra Jessie, a filha de Sally, brincando com um cigarro falso entre seus dedos, com uma enorme desenvoltura, como se simulasse o comportamento de um adulto. Ao mesmo tempo, as outras crianças em cena parecem em segundo plano, desinteressadas no assunto. A expressão e a pose de Jessie poderiam muito bem ser as de uma mulher adulta, mas sua infância é denunciada pelo vestido, ainda um pouco grande para a idade, e pelas suas feições.

Tudo na imagem parece representar a passagem da infância para a vida adulta, que ocorre de forma cada vez mais rápida – o que Sally provavelmente percebeu durante o crescimento da menina. A foto faz parte do livro “Immediate Family”, lançado pela fotógrafa em 1992.

Sally Mann é também uma das fotógrafas mais reconhecidas dos Estados Unidos, tendo recebido em 2001 o prêmio de Melhor Fotógrafa Americana pela revista Time. Hoje, ela vive e trabalha em Lexington, Virginia, onde continua capturando imagens que mesclam o acaso com momentos posados, como o incrível retrato de sua filha Jessie.

 

Foto: Sally Mann/fonte:via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s