Clementinum: por dentro de uma das mais lindas bibliotecas do mundo

O mundo está cheio de bibliotecas incríveis, mas uma delas se destaca das demais. É a biblioteca barroca localizada no complexo Clementinum, em Praga, na República Tcheca. Eleita pelos leitores do Bored Panda como a mais bonita do mundo, ela foi construída em 1722 e pode muito bem fazer parte de um roteiro turístico pela cidade.

Foto via

O complexo fica próximo da Ponte Carlos, um dos principais pontos turísticos da cidade, no centro histórico de Praga (por sinal, dá para comer um doce incrível por lá!). A construção histórica ocupa uma área de 2 hectares e é considerada um dos maiores complexos arquitetônicos da Europa. Erguido em estilo barroco, o edifício abriga cerca de 20 mil livros.

Em 1781, o diretor Karel Rafael Ungar criou no local uma coleção com as mais importantes obras da literatura tcheca, que ficou conhecida como Biblioteca Nationalis. Alguns dos livros raros da coleção foram até mesmo enviados para o Google para fazer parte do Google Books, onde devem estar disponíveis em breve. Além das paredes repletas de literatura, o teto também ganhou um toque de arte com os afrescos do pintor Jan Hiebl.

Fotos: Klementinum

Foto: Bruno Delzant

Descubra mais sobre esta incrível biblioteca, clicando aqui./fonte:via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s