Desenhos primitivos gravados em ‘jornal de pedra’ mostram como era a vida há mais de 2 mil anos

Os cânions norte-americanos são conhecidos em todo o mundo por sua grandiosidade e beleza. Passear em meio a eles é capaz de provocar reflexões sobre a importância que temos como seres hoje, mas, dependendo de onde você estiver, também de vislumbrar como era a vida de humanos que pisavam sobre o mesmo chão muitos anos atrás.

Em San Juan County, no estado de Utah, fica o Newspaper Rock, uma área cheia de petróglifos (tipo de arte rupestre em baixo relevo) em dezenas de rochas. O nome, que pode ser traduzido como “Jornal de Pedra”, faz alusão à crença que povos antigos usavam a técnica para registrar elementos presentes em seu dia a dia.

Apesar do nome, o Newspaper Rock não se trata de uma única rocha, mas de um sítio com várias delas, ao menos 650. Especialistas acreditam que os primeiros petróglifos da região tenham sido gravados cerca de 2000 anos atrás, e que diferentes povos tenham deixado suas marcas por ali.

A concentração de tantos desenhos em rochas tão próximas indica que o local era importante para os povos. Há quem especule que os desenhos incluam símbolos de clãs ou famílias, guardem significados espirituais, representem espécies de calendários ou marquem limites territoriais ou rotas migratórias.

Analisando os petróglifos, é possível perceber que eles foram feitos em diferentes períodos históricos – alguns mais recentes foram datados de 600 anos atrás, e maiores têm 1,5 metro de altura. Não há histórias lineares, e as coleções incluem búfalos, veados, lagartos, antílopes e pessoas cavalgando. O Newspaper Rock faz parte de uma lista de lugares históricos norte-americanos e é visitado por bastante gente por causa de sua conexão com várias gerações do passado.

 

Fotos sem crédito: Wikimedia Commons/fonte:via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s