Impressionantes fotografias coloridas digitalmente mostram bombardeio a Londres na Segunda Guerra

A técnica de colorir digitalmente antigas fotos em preto e branco parece possuir a capacidade de trazer nova e atual vida ao passado registrado nas imagens. Dependendo das fotos, porém, tal renovação em cores pode trazer a memória de tempos sombrios e cinzas – como é o caso das imagens da Grande Blitz alemã contra a Grã-Bretanha durante a segunda guerra mundial.

Mais de 40 mil cidadãos britânicos foram mortos e mais de 135 mil acabaram feridos ao longo desse que é um dos mais intensos bombardeios de todo o combate. A Blitz (contração da palavra alemã “blitzkrieg”, que quer dizer “guerra relâmpago”) começou no dia 7 de setembro de 1940 e durou impressionantes 8 meses e 5 dias, até 10 de maio de 1941, com 57 noites consecutivas ininterruptas de ataque em seu início. Ao fim, cerca de um milhão casas estavam destruídas ou danificadas somente em Londres.

 

A gravidade dos ataques fica clara nas imagens, assim como o sofrimento imposto à população inglesa. Londres não foi, no entanto, a única cidade atingida pela Luftware (nome da aviação alemã): Belfast, Birmingham, Bristol, Cardiff, Coventry, Glasgow, Liverpool, Manchester, são algumas das outras cidades que também sofreram a blitzkrieg nazista.

Apesar da intensidade dos ataques, os nazistas falharam em sua iniciativa de destruir a força militar britânica e a moral do povo e do governo para culminar em uma invasão nazista à Grã-Bretanha. As imagens trazidas à atualidade através da aplicação de cores, contudo, mostram o custo que uma guerra traz às populações e às cidades, não importa se do lado dos vencedores ou vencidos.

A resistência do povo inglês, porém, entre tantos outros, ajudou o mundo a combater e derrotar o nazismo, mal esse que precisa permanecer nas cinzas da história, e jamais ser trazido à atualidade que não por fotos e pela memória.

 

© fotos: Royston Leonard/mediadrumworld.com/fonte:via

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s