Série fotográfica retrata o dia em que Brigitte Bardot visitou o ateliê de Picasso

O século XX foi uma verdadeira fábrica de mitos e ícones que pareciam maiores do que a própria vida – artistas capazes de mover sonhos, revoluções, fortunas e multidões com sua arte, como se a vida pudesse de fato ser um palco, um filme, uma tela em branco. E muitas vezes esses artistas mitológicos simplesmente se encontravam, feito dois planetas em colisão.

Um dia qualquer, durante o festival de Cannes do ano de 1956, dois dos maiores ícones do século se encontraram – e a revista LIFE mandou o fotógrafo Jerome Brierre para registrar a visita da atriz Brigitte Bardot ao ateliê do pintor Pablo Picasso em Vallauris, na França.

Bardot tinha apenas 21 anos, e ainda não havia se tornado um fenômeno global – seu sucesso começava a ganhar o mundo, e a jovem atriz estava ainda filmando a obra que lhe traria reconhecimento internacional, o filme E Deus Criou a Mulher. Quando encontrou-se com Picasso, este já era um dos mais reconhecidos artistas do mundo há diversas décadas, com 74 anos.

No ano seguinte ao encontro, Bardot se tornaria de tal forma o rosto da sensualidade, da liberdade e da juventude da época, que até os intelectuais franceses se dobrariam sobre a grandeza de seu sucesso – Simone de Beauvoir escreveria um ensaio sobre a atriz, afirmando que Bardot era “uma locomotiva da história da mulher”, e seus pares existencialistas diriam que ela era a mulher mais livre de toda a Europa depois da guerra.

A atriz abandonaria o showbusiness em 1973, no mesmo ano em que Picasso viria a falecer, aos 91 anos de idade, como possivelmente o mais importante pintor da modernidade. Bardot se tornaria uma ativista ferrenha pelos direitos dos animais, e para sempre um nome como sinônimo de uma época e de um sensual sonho de liberdade.

© Fotos: Jerome Brierre/fonte:via

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s